O botão Home do iPhone 7 é um componente único que não se move, e que usa a mesma tecnologia para feedback presente no touchpad dos novos MacBooks. E se por um acaso ele parar de funcionar, a Apple tem uma solução interessante para contornar o problema: uma versão virtual na tela.

• Usuários estão frustrados com problemas de conectividade Bluetooth no iPhone 7
• Os melhores recursos escondidos do iOS 10

O membro iwayne do fórum do MacRumors teve problemas com o iPhone dele na semana passada. Quando ele ligou o aparelho de novo, essa mensagem apareceu:

iphone-7-botaoTalvez o botão Home precise de assistência. Enquanto isso, você pode usar o botão Home na tela.

O sensor do botão do iPhone 7 dele não estava funcionando direito, então o iOS 10 mostrou uma mensagem o instruindo a procurar uma assistência. A parte legal é que o botão virtual foi ativado automaticamente, e assim ele podia usar o celular normalmente.

O botão virtual em si não é uma novidade. Ele faz parte do Assistive Touch, uma função de acessibilidade da Apple. Ainda assim, ativá-lo automaticamente quando o sensor Home falhar é algo novo.

É interessante se levarmos em consideração os rumores de que a Apple pretende abandonar de vez o botão Home no próximo iPhone. Eu ainda ficaria triste se ele fosse embora. (Seja um botão de componente único ou não, ainda faz parte da experiência do aparelho.) Mas é legal ver que sempre vai existir uma opção virtual.

Imagens: iwayne/MacRumors.