iPhone esquentando além do normal? Saiba o que fazer
Quem possui algum modelo de iPhone já notou (em algum momento) uma temperatura um pouco mais elevada durante a utilização. Isso acontece principalmente durante a realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo ou na execução de jogos que exigem alto poder de processamento.
Embora seja incômodo, um pouco de aquecimento é algo normal e não só em aparelhos da Apple, mas também em dispositivos premium de outras fabricantes. O que requer maior cuidado é se o aparelho apresentar temperaturas muito acima do normal durante o carregamento, o que pode trazer sérios danos ao dispositivo. Confira como resolver o problema:
Deixe de utilizar o smartphone durante a recarga
Caso isso ocorra durante as recargas, é preciso tomar algumas precauções, sendo a primeira delas evitar utilizar o smartphone quando conectado ao carregador. Mesmo não sendo algo recomendado, muitos usuários costumam utilizar normalmente seus dispositivos enquanto estão ligados à tomada.
A prática favorece o aumento da temperatura em níveis muito perigosos e causar danos ao sistema de carregamento ou até mesmo a outros componentes do aparelho. Por este motivo, é aconselhável aguardar o aparelho finalizar o processo de recarga e voltar a usar somente após desconectá-lo do carregador.
Evite usar cabos e adaptadores de tomada não oficiais
Outra possível causa do problema podem ser cabos ou adaptadores de tomada desenvolvidos por terceiros. Atualmente, é possível utilizar alguns acessórios para carregamento de boa qualidade desenvolvidos por empresas terceiras, mas, infelizmente, isso não é uma regra.
Dispositivos apócrifos de baixa qualidade pode gerar uma conexão instável com a energia e gerar superaquecimento durante o processo de recarga da bateria e causar danos ao iPhone. Por este motivo, embora sejam mais caros, vale a pena investir em acessórios originais para garantir uma maior vida útil ao aparelho.
Retire a capa protetora durante o carregamento
A depender do material da capa protetora, ela pode interferir no processo de dissipação de calor do smartphone. Isso contribui para o aumento da temperatura interna do aparelho e aumenta o risco de potenciais danos ao sistema de hardware.
A própria Apple recomenda a retirada do case protetor durante a recarga já há alguns anos. A gigante de Cuperitno identificou que alguns modelos comprometem a circulação de ar, geram superaquecimento, o que pode diminuir a vida útil da bateria dos dispositivos da marca.
Entre em contato com o suporte autorizado
Por fim, caso tenham tomado todas as precauções necessárias para evitar superaquecimento durante o carregamento e mesmo assim seu iPhone continue a esquentar mais que o normal, está na hora de procurar a assistência técnica autorizada da Apple (neste link) para solucionar o problema.