iPhone volta a funcionar após 3 horas submerso no esgoto do Riocentro

Homem se joga em esgoto para resgatar iPhone 12 Pro Max. Saiba como o aparelho resistiu à água suja e quais os riscos que ele correu
iPhone volta a funcionar após 3 horas submerso no esgoto do Riocentro
Imagem: YouTube/Reprodução

Após perder um iPhone 12 Pro Max em um valão, um homem se jogou na água do esgoto para tentar recuperá-lo. O fato ocorreu na manhã do último sábado (6), perto do Riocentro, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Augusto Figueiredo tinha acabado de participar de um festival de rap no centro de convenções quando resolveu urinar na margem de uma vala construída para escoamento de água e esgoto.

O iPhone 12 Pro Max que ele tinha comprado recentemente escapou da sua mão e caiu no esgoto. Ele não pensou duas vezes ao mergulhar para buscar o aparelho.

Quem saía do show começou a gravar a cena. Nos vídeos, que viralizaram na internet, o dono do celular aparece submerso na água suja, deixando apenas a cabeça para fora. A “pesca” durou três horas, quando Augusto finalmente conseguiu resgatar o iPhone.

Ele disse que não tinha noção do perigo real que corria, inclusive de ser atacado por jacarés e cobras.

Augusto contou que ofereceu R$ 2 mil para quem encontrasse o aparelho. Um ambulante chegou a se jogar no mangue, mas logo desistiu.

“Eu ofereci dinheiro, mas eu já tinha me jogado. Tinha muita gente na hora, gente gravando, mas não imaginava que teria essa repercussão toda. Só queria resgatar meu celular”, disse Augusto ao jornal Globo.

Ele saiu do mangue de ambulância direto para um hospital da Barra da Tijuca, onde ficou quatro horas. Saiu com cinco pontos no pé e uma dose de antitetânica.

O aparelho, surpreendentemente, voltou a funcionar normalmente.

Por que o iPhone 12 conseguiu sobreviver ao esgoto?

O iPhone 12 Pro Max é um dos poucos smartphones que possui a certificação IP68 de resistência à água e poeira. Isso significa que ele pode ser submerso em até 6 metros de água por até 30 minutos sem sofrer danos.

Mas o que acontece se o aparelho cair em um esgoto por acidente? Será que ele ainda funciona após ser exposto a líquidos contaminados e corrosivos?

A resposta depende de vários fatores, como o tempo de exposição, a profundidade, a temperatura e a composição do esgoto. Em geral, quanto mais tempo o iPhone ficar em contato com o esgoto, maior será o risco de danificar os componentes externos e internos do dispositivo.

Além disso, o esgoto pode conter substâncias químicas, bactérias e partículas sólidas que podem penetrar nas aberturas do aparelho e causar curtos-circuitos e corrosão, bem como infecção ao seu usuário.

A certificação IP68 é uma garantia de que o iPhone 12 Pro Max pode resistir à água em condições normais, mas não é uma proteção absoluta contra todos os tipos de líquidos.

Por isso, é importante que as pessoas tenham cuidado ao manusear o aparelho e evitem expô-lo a situações extremas que possam comprometer seu funcionamento e sua segurança.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas