Bem a tempo do inverno no hemisfério norte, alguns usuários descobriram um problema de software que faz com que o iPhone X “congele” em temperaturas baixas. Caramba, por US$ 1 mil (ou R$ 7 mil no Brasil), você esperaria que seu smartphone funcionasse durante o tempo friozinho.

“Leva literalmente dois segundos para sair de dentro de casa para fora, no frio, e minha tela parar de responder bem”, escreveu o usuário do Reddit darus214. “Tento deslizar (a tela) em sites, e ele não registra meu dedo.”

Dentro de horas, o tópico no Reddit acumulou mais de 130 comentários. Alguns usuários disseram que não tinham passado pelo mesmo problema, enquanto outros relataram ter acontecido a mesma coisa: o iPhone X funciona tranquilamente em ambientes fechados, mas, de repente, apresenta falta de resposta quando levado para fora, no tempo frio. Um usuário relatou que o Face ID está falhando também.

A Apple recomenda que os proprietário “utilizem dispositivos iOS onde a temperatura ambiente esteja entre 0º e 35º C”. A empresa avisa que tentar usá-lo em temperaturas fora desse alcance pode “causar mudanças no comportamento do dispositivo”. Ainda assim, como apontaram os usuários no tópico no Reddit, e como atesta anedoticamente este blogger que vos escreve, usar um iPhone fora de casa durante o inverno normalmente não é um problema.

Em um comunicado enviado ao Gizmodo e a outros veículos de imprensa, a Apple assegurou aos usuários que “uma atualização de software a caminho” vai resolver a questão, aparentemente confirmando o palpite dos usuários de que o problema estaria no software interno do celular:

“Estamos cientes das situações em que a tela do iPhone X fica temporariamente sem resposta ao toque depois de uma rápida mudança para um ambiente gelado. Depois de vários segundos, a tela volta a ser completamente responsiva. Isso será resolvido em uma atualização de software a caminho.”

Enquanto isso, os usuários descobriram uma solução tão simples que é quase charmosa: simplesmente bloquear e então desbloquear a tela usando os botões laterais físicos do celular faz a tela voltar a responder.

[The Loop]

Imagem do topo: Gizmodo/Alex Cranz