Não são apenas forças de defesa e acampamentos israelenses que sofrem ataques; grupos militantes também tentam derrubar linhas aéreas comerciais – um avião de Israel por pouco não foi atingido logo após decolar em Mombasa, no Quênia, em 2002. Para proteger suas aeronaves vulneráveis de ataques futuros, Israel está desenvolvendo um escudo de laser para ser colocado na barriga de jatos comerciais.

Chamado de Sky Shield – nenhuma relação com o outro Skyshield – este sistema de medida defensiva multi-espectral infravermelho (MUSIC, em inglês) da Elbit em primeiro lugar identifica ameaças com câmeras térmicas integradas, e então dispara um laser infravermelho direcional para desviar o calor ao procurar mísseis antiaéreos.

nbkjzbshuecfh9q7v6p1

Os trabalhos no sistema começaram em 2009 quando o Ministério de Defesa e de Transportes de Israel selecionaram ele entre várias propostas para defender as três linhas comerciais do país. Ele recentemente atingiu um grande marco de desenvolvimento, ao completar uma série de testes de qualificação envolvendo múltiplas ameaças com um registro perfeito. O sistema foi “100% bem sucedido” no teste, segundo o Brigadeiro Eitan Eshel, responsável por pesquisa e desenvolvimento no ministério.

http://www.youtube.com/watch?v=uVlERTFVSpo

Apesar dos resultados impressionantes, Eshel não conseguiu dar uma data para quando o sistema se tornará operacional, mas ele espera que toda a linha de jatos comerciais israelenses recebam o Sky Shield assim que ele estiver pronto. [Haaretz – Washington Times – Defense Update]