Isto é o mais perto que você consegue chegar da Coreia do Norte na internet

País asiático é considerado um dos regimes mais isolados do mundo. Mesmo assim, é possível conhecer o dia a dia da população norte-coreana pela internet.
Vista aérea de Pyongyang, na Coreia do Norte
Imagem: Unplash/Thomas Evans

A Coreia do Norte é considerada um dos países mais fechados do mundo, onde a circulação de informações é bastante restrita. O regime político controla a internet, limitando o acesso a apenas alguns sites e serviços. Por isso, a menos que você viaje para lá, conhecer o dia a dia do país asiático não é tão simples assim.

Serviços de mapeamento, como o Google Maps e Google Earth, não são censurados no país, mas são poucas as informações disponíveis sobre prédios e estabelecimentos. Não por acaso, a maioria delas corresponde a hotéis e pontos turísticos, indicando que provavelmente foram preenchidos por visitantes ou por agências de viagem estrangeiras.

No mapa da capital Pyongyang até existem um número considerável de marcações, como estações de metrô e hospitais. Mas fora da cidade, são pouquíssimos os locais com alguma informação. Em parte por uma questão geográfica: quase 80% do território é formado por montanhas e florestas. Mas, mesmo em grandes cidades, como Nampo, a quantidade de marcação é bastante escassa.

Uma maneira que alguns usuários criaram para driblar isso é por meio de mapas customizados. Um deles, feito pelo site Abandoned Kansai, mostra restaurantes, bares e outras atrações fora da rota turística.

Coreia do Norte visto pelo Google Maps, com marcação feita por usuários

Na falta de informações oficiais, usuários marcam locais relevantes no Google Maps Imagem: Google Maps/Reprodução

Pyongyang visto de baixo

Se é até possível ver a Coreia do Norte do alto, o mesmo não vale para a visão de baixo. O serviço Google Street View não existe no país asiático, já que seria necessário que os carros da empresa norte-americana trafegassem livremente pelas cidades — algo impensável neste momento.

Com isso, restam apenas os turistas que gravam vídeos passeando pelas ruas da Coreia do Norte e postam no YouTube. Um deles é do fotógrafo cingapurense Aram Pan, que registra a cultura do país comunista no site DRPK 360. Em um vídeo feito em 2016, ele dirige pelas ruas da cidade de Pyongyang e registra tudo com uma GoPro. Veja abaixo:

Além disso, em outro vídeo (logo abaixo), postado em 2015 com uma câmera de 360º, ele mostra como é a experiência de andar de metrô por Pyongyang.

Zona Desmilitarizada da Coreia

Se o Google Street View é carta fora do baralho nas cidades norte-coreanas, por outro lado já é possível explorar a Zona Desmilitarizada da Coreia, considerada uma das regiões mais tensas do mundo.

No começo de 2023, em celebração aos 70 anos da criação da Zona Desmilitarizada, a Google lançou um projeto para mostrar pela primeira vez como é a região, que está desabitada desde 1953. Desde então, o local virou um santuário da fauna e da flora, com mais de 6,2 mil espécies registradas, incluindo algumas ameaçadas de extinção.

Zona Desmilitarizada da Coreia

Projeto do Google mostra como está a Zona Desmilitarizada hoje Imagem: Google Arts & Culture/Reprodução

Assim como no Google Street View, o projeto navega em 360º pelos parques que se preservaram ao longo do tempo, além de conhecer as cidades que ficaram fantasmas após o início da Guerra da Coreia, em 1950.

Os dois países criaram a Zona Desmilitarizada para evitar uma possível invasão de qualquer uma das partes e facilitar o diálogo entre norte e sul. Com 250 km de extensão e 4 km de largura, sua área é maior do que a cidade de Nova York.

Assine a newsletter do Giz Brasil

 

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas