Lançado há pouco mais de um mês, “Avatar: O Caminho da Água” já se tornou uma das maiores bilheterias de todos os tempos. Recentemente, a superprodução de James Cameron ultrapassou “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” e ocupa 6ª posição entre as maiores bilheterias da história do cinema, ao arrecadar US$ 1.930 bilhões no mundo todo.
Se você é daqueles que preferem assistir ao filme no conforto de casa, aí vão algumas dicas de James Cameron. Em uma conversa com a NPR, o diretor de “Avatar 2” comentou sobre a possibilidade de muitos verem a produção longe das salas de cinema.
“Se você assistir ‘O Caminho da Água’ em casa em uma TV de tela plana razoavelmente grande com um sistema de som decente e se sentar perto o suficiente do outro lado da sala, terá uma boa experiência”, disse James Cameron. Mas o diretor pede que, de forma alguma, você compartilhe a atenção entre “Avatar 2” e o seu celular.
“Se você começa a olhar para o seu telefone, você meio que não entendeu nada. Você está fazendo um acordo entre você e uma obra de arte para dar a ela toda a sua atenção”, explica o cineasta. Ainda segundo Cameron, ao ver o longa nos cinemas, você está se comprometendo muito mais com o ato de assistir ao filme que pretende do que se o fizesse isso em casa.
“Acho que essa é a parte crítica que as pessoas estão perdendo. As pessoas não choram tanto quando assistem a um filme em casa quanto acontce no cinema. Você não tem a profundidade da emoção”, completa James.
Vale lembrar que anteriormente, quando “Avatar 2” atingiu US$ 1,5 bilhão nas bilheterias mundiais, James Cameron exaltou a força do cinema e criticou o lançamento de filmes direto em streaming, afirmando estar cansado sentar na frente da TV. Por isso, para quem ainda ainda não viu “O Caminho da Água”, o diretor adoraria que se comprometesse 100% com o filme, e a melhor maneira de se fazer isso seria através do cinema. Por outro lado, a sequência será adicionada à Disney+ mais cedo ou mais tarde.
“Avatar: O Caminho da Água”
Em “Avatar: O Caminho da Água”, Jake Sully e Neytiri formaram uma família e se dedicam à criação de seus filhos até que, para protegê-los, são obrigados a abandonar o seu lar. Os Sully viajam pelas vastas paisagens de Pandora e chegam ao território do clã Metkayina, que vive em harmonia com os oceanos que os cercam. Lá, os Sully’s devem aprender a navegar tanto no perigoso mundo marinho quanto na desconfortável dinâmica de ser aceito na nova comunidade.
Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente. Mesmo com dificuldade, Jake acaba fazendo novos aliados – alguns dos quais já vivem entre os Na’vi e outros com novos avatares. Mesmo com uma guerra em curso, Jake e Ney’tiri terão que fazer de tudo para ficarem juntos e cuidar da família e de sua tribo.
O longa já recebeu duas indicações ao Globo de Ouro 2022 nas categorias de ‘Melhor Filme – Drama’ e ‘Melhor Diretor’ para James Cameron. Vale lembrar que “Avatar”, de 2009, está disponível no Disney+. Enquanto isso, “Avatar: O Caminho da Água”, continua em cartaz nos cinemas desde 15 de dezembro. Para continuar no clima dos Na’Vi, que tal aprender as principais palavras usadas pelo povo de Pandora no longa?
Outras sequências do longa estão planejadas, mas dependem do desempenho financeiro de “O Caminho da Água”. Caso aconteça, o terceiro filme da franquia chegará em dezembro de 2024, com “Avatar 4” em 2025 e “Avatar 5” em 2028. Relembre o trailer da produção: