_Cultura

James Cameron relembra briga que teve com executivo que queria corte em “Avatar”

“Avatar: O Caminho da Água” terá em torno de 3 horas e 10 minutos de duração. Mas Cameron briga para ter muito tempo de tela desde o primeiro filme, lançado em 2009

Avatar

Imagem: Divulgação/20th Century Studios

“Avatar: O Caminho da Água” terá em torno de 3 horas e 10 minutos de duração. Achou muito? Para James Cameron, tá de bom tamanho. Para Cameron, aliás, o ideal era ter ainda mais Avatar na tela.

O diretor relembrou, em uma entrevista para a revista GQ, que precisou brigar com os executivos da 20th Century Fox, que queriam que o filme original, lançado em 2009, fosse mais curto.

Segundo Cameron, um executivo teria assistido a um corte bruto do filme de 162 minutos. Em suas palavras, o tal executivo chegou a ele com uma “expressão de diagnóstico de câncer” e “implorado” por menos tempo de tela. James precisou brigar por diversas vezes para que sua visão no filme original fosse respeitada.

“Eu disse algo que nunca disse a mais ninguém no ramo: ‘Acho que esse filme vai render dinheiro para caralho. E quando isso acontecer, vai ser tarde demais para você amar o filme. O momento de você amar o filme é hoje”, relembra o cineasta.

“Eu disse: ‘você não vai poder voltar e elogiar o filme, dizendo: ‘Veja o que fizemos juntos.’ Nesse ponto, aquele executivo de estúdio específico pirou, e foi merda pra todo lado. E eu disse a ele para dar o fora da porra do meu escritório”, continuou Cameron.

No fim, o diretor estava certo, e “Avatar” se tornou a maior bilheteria da história do cinema. Com US$2,9 bilhões arrecadados mundialmente no seu lançamento original e alguns retornos aos cinemas. Vale lembrar que, à época, o filme teve um orçamento de US$ 237 milhões.

Ainda na mesma entrevista, James Cameron explicou porque deseja fazer outras sequências, além do longa-metragem que estreia em dezembro deste ano. O diretor comentou sobre o quanto foi desgastante produzir o primeiro filme, mas disse também que tem algumas histórias que ele realmente quer contar.

“Houve um período lá, cerca de um ano e meio, em que eu nem sabia se queria fazer outro filme de Avatar. Eu sabia o quão desgastante seria. Basicamente, tomou conta da minha vida por quatro anos. Não tive outra vida durante quatro anos fazendo o primeiro filme. E eu pensei, eu realmente quero fazer isso de novo? É o filme de maior bilheteria da história; não posso simplesmente aceitar essa vitória e seguir em frente?”, perguntou o cineasta.

Cameron decidiu enfrentar todo o processo novamente. Segundo ele, a escolha não era entre um filme ou outro, mas entre continuar com “Avatar” ou se afastar do cinema: “Quando você chega aos 60 anos, começa a perceber que você pode pendurar as chuteiras a qualquer momento. Talvez seja na próxima semana, talvez daqui a 30 anos”, afirmou.

Imagem: Divulgação/20th Century Studios

Ambientado mais de uma década após os acontecimentos do primeiro filme, “Avatar: O Caminho da Água” conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos) e as batalhas que lutam pela sobrevivência.

Zoe Saldaña viverá Neytiri pela segunda vez. Nesta continuação, a personagem aparecerá mais velha, já mãe de vários filhos, frutos de seu relacionamento com Jake Sully (Sam Worthington). Os dois terão que lutar para proteger a família e a Pandora como um todo.

O filme é estrelado por Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet. “Avatar 2” chega exclusivamente aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro, e terá em torno de 3 horas e 10 minutos de duração.

Vale lembrar que outras sequências do longa estão planejadas, mas dependem do desempenho financeiro de “Avatar: o Caminho da Água”. Caso o resultado seja positivo, o terceiro filme da franquia chegará em dezembro de 2024, com “Avatar 4” em 2025  e “Avatar 5” em 2028. Veja o último trailer:

Sair da versão mobile