James Gunn e Peter Safran são os novos chefes do Universo Estendido DC; entenda

Por conta do seu novo contrato, James Gunn se torna exclusivo da DC e não poderá mais trabalhar para a Marvel. Ou seja, “The Guardians of the Galaxy Holiday Special” e “Guardiões da Galáxia Vol. 3” serão sua despedida.
James Gunn
Imagem: Reprodução/Instagram/Wiki DC

Parece que o DC Comics agora tem novos chefes. O cineasta James Gunn, diretor da franquia “Guardiões da Galáxia”, junto com o produtor Peter Safran estão assumindo o comando das divisões de filmes, séries e animações do estúdio. Gunn vai supervisionar todas as produções da Warner Bros. Discovery inspiradas nos quadrinhos de super-heróis da DC.

Agora, o cineasta assume o cargo após Dan Lin recusar um convite para ser o “Kevin Feige” da empresa. Segundo informações do The Hollywood Reporter, James Gunn e Peter Safran foram escolhidos para liderar os projetos de cinema, TV e animação da DC como co-presidentes e co-CEOs da DC Studios, uma divisão recém-formada da Warner Bros. Filmes.

A decisão sem precedentes, na qual um diretor de alto escalão assumirá um cargo executivo, marca o fim de uma busca de meses do CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, para substituir o chefe da DC Films, Walter Hamada, que deixou o estúdio na semana passada. Ainda de acordo com o portal norte-americano, Gunn se concentrará no lado criativo das coisas, enquanto Safran cuidará do lado comercial e de produção. Espera-se que ambos continuem a dirigir e produzir projetos, respectivamente.

Eles se reportarão diretamente ao CEO David Zaslav, e trabalharão em estreita colaboração com os chefes de filmes da Warner, Michael De Luca e Pamela Abdy. Fontes dizem que o acordo dura quatro anos e Gunn será exclusivo da DC. O objetivo é que eles não sejam apenas produtores, mas realmente funcionem como executivos, mesmo que Gunn ocasionalmente aprimore um filme.

“A DC tem um dos personagens mais divertidos, poderosos e icônicos do mundo e estou emocionado por ter os talentos singulares e complementares de James e Peter se juntando à nossa equipe de classe mundial e supervisionando a direção criativa do célebre Universo DC”, disse. Zaslav em um comunicado. “Suas décadas de experiência em cinema, laços estreitos com a comunidade criativa e histórico comprovado de fãs de super-heróis emocionantes em todo o mundo os tornam excepcionalmente qualificados para desenvolver uma estratégia de longo prazo em cinema, TV e animação, e levar essa franquia icônica para o próximo nível de narrativa criativa.”

Apesar do sucesso na Marvel, James Gunn e Peter Safran não são novatos no universo da DC: o primeiro escreveu e dirigiu “O Esquadrão Suicida” (2021) e está por trás da série “Pacificador” (2022), enquanto o produtor fez “Aquaman” (2018), “Shazam!” (2019) e suas sequências, que serão lançadas no ano que vem. Os dois assumem o posto já em 1º de novembro.

Vale lembrar que a DC Studios atuará de forma independente, semelhante à Marvel Studios na Walt Disney Company. Nas redes sociais, James Gunn se disse grato pelo novo desafio, e afirmou que isso não significa que deixará de dirigir seus próprios filmes e séries.

 

“Estamos honrados em ser os guardiões desses personagens da DC que amamos desde crianças”, disseram Gunn e Safran em um comunicado.

E a Marvel?

Vale lembrar que ainda nesta terça-feira, Gunn divulgou o trailer de um filme especial de natal de “Guardiões da Galáxia”, equipe de heróis da Marvel, maior concorrente da DC. Ele também dirige um terceiro filme dos personagens, com estreia prevista para maio de 2023.

No entanto, por conta do seu novo contrato, James Gunn se torna exclusivo da DC e não poderá mais trabalhar para a Marvel. Ou seja, “The Guardians of the Galaxy Holiday Special” e “Guardiões da Galáxia Vol. 3” serão sua despedida. E como ele já havia anunciado, terceiro filme marcaria a despedida dos personagens, um eventual quarto longa do grupo precisaria contar com uma nova equipe – na frente e atrás das câmeras.

Kevin Feige, chefão da Marvel Studios, se pronunciou sobre o novo papel de co-CEO de James Gunn na DC Studios: “Serei o primeiro da fila para ver qualquer coisa que ele fizer”. Em entrevista ao Deadline durante a pré-estreia de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, Feige falou brevemente sobre o gigantesco anúncio de que Gunn, ao lado do produtor Peter Safran, está no comando da DC.

“Eu falo com James quase todos os dias. Temos uma coisa maravilhosa chamada ‘Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia’ saindo. Temos uma coisa maravilhosa chamada ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’ que será lançada em maio”, disse Feige, quando questionado se havia falado com o diretor após a sua contratação pela DC. “Não sei como ele terá tempo para trabalhar na DC antes de maio, mas, quando ele tiver tempo, ficarei muito animado. Eu serei o primeiro da fila”, completa.

O “Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia” estreia no dia 25 de dezembro, no serviço de streaming Disney+. Já “Guardiões da Galáxia Vol. 3” chega aos cinemas em 5 de maio de 2023.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas