James Webb investiga planeta sem atmosfera do tamanho da Terra
O sistema TRAPPIST-1 está localizado a uma distância de 39 anos-luz da Terra. Ele consiste em uma estrela anã vermelha rodeada por sete planetas. Um deles, TRAPPIST-1b, chama a atenção dos cientistas devido ao seu tamanho, que é similar ao da Terra.
Astrônomos resolveram utilizar o Telescópio Espacial James Webb (JWST) para investigá-lo, tentando assim obter informações sobre o ambiente do planeta. Agora, o maquinário apontou que TRAPPIST-1b não tem atmosfera, considerada um item bastante importante para a manutenção de vida.
Para chegar à conclusão, o James Webb focou na radiação infravermelha emitida pela estrela em duas situações: sozinha e com o planeta passando por trás dela.
Se TRAPPIST-1b tivesse uma atmosfera, teria recirculado a energia absorvida da estrela e pareceria menos brilhante do que foi detectado. Além disso, as observações não revelaram a presença de dióxido de carbono no planeta. O estudo completo foi publicado na revista científica Nature.
Mas não vale olhar para a notícia como algo ruim. Observações anteriores há haviam mostrado que o planeta recebe quatro vezes mais radiação do que a Terra recebe do Sol. O sistema também enfrenta radiações estelares potencialmente destrutivas para a atmosfera dos planetas que o compõem. Então, os cientistas já esperavam tais resultados.
De toda forma, o estudo mostra o potencial do telescópio James Webb em investigar sistemas com anãs vermelhas, que costumam ter planetas similares a Terra rodeando-as. Astrônomos devem continuar estudando os corpos celestes de TRAPPIST-1.