Se você precisava de mais um alerta de como o nosso transporte público é precário, principalmente quando comparado ao do Japão, saiba que até os trens de brinquedo dos nipônicos são de alta velocidade e flutuam sobre ímãs. Com pouca fricção, o novo modelo Linear Liner, da Takara Tomy, pode atingir até 7 km/h – levando em conta a escala, é como se ele atingisse 500 km/h.

>>> Japão testa seu novo trem de levitação magnética que voa baixo a 500 km/h
>>> Visite a nova frota de trens-bala do Japão pelo Google Street View

O Linear Liner flutua por cerca de 2 mm sobre uma série de ímãs incorporados a trilhos de plástico, e à medida que cada ímã é ligado e desligado, os vagões são puxados da mesma forma que os trens-bala do Japão. É o mesmo princípio de engenharia.

1272325058025296419 (1)

O pequeno trem pode atingir velocidades reais entre 6 e 7 km/h, mas se você leva em conta o tamanho dele – algo comum quando se trata de miniaturas – ele viaja no equivalente a mais de 480 km/h. E por ser tão pequeno, observá-lo correndo em altas velocidades pela pequena pista é bem impressionante.

O Linear Liner estará disponível em setembro por US$ 300 e não virá com as 10 pilhas AA de que precisa para funcionar. E você achando que estes trens-bala do Japão tinham ficado mais baratos. [Takara Tomy via Akihabara News]