Os trabalhadores japoneses estão tão desesperados por emprego que muitos estão viajando para áreas devastadas do país, para procurar trabalho no arriscado campo de limpeza de radiação nuclear.

Os trabalhadores estão viajando de todo o Japão para reconstruir a área de Fukushima devastada pelo tsunami. Eles estão sendo levados para lá devido à economia fraca do país, não por altruísmo ou orgulho nacional – caso dos aposentados japoneses que querem trabalhar lá. Muitos aceitam emprego com salário baixo porque o emprego na área devastada é garantido e abundante. Os outros se juntam à limpeza porque perderam tudo no tsunami, e não têm para onde ir.



As condições de trabalho são deploráveis. Muitos trabalhadores estão se expondo a níveis altos de radiação. Eles trabalham em trajes nucleares terrivelmente quentes, e alguns dormem em quadras de escola, com mais 500 pessoas. Apesar das condições duras, os trabalhadores não param de chegar. Eles gostam de ter trabalho fixo, de ter a amizade de outros na mesma situação, e às vezes comem de graça. A situação é preocupante, e vale conhecer mais: [New York Times]