A JBL lançou no Brasil esta semana o Wave TWS, criado para ocupar o posto de fone wireless de entrada da marca.

De cara, os fones chamam a atenção pelo design pouco comum de sua caixa de carregamento. Ao contrário de outros aparelhos da mesma linha da empresa — e de outras marcas concorrentes do mercado –, ele não possui uma tampa para proteger os dispositivos enquanto eles carregam.

Em evento realizado na última quarta-feira (20), representantes da marca garantiram que o estojo foi testado e que não há risco dos fones caírem ou serem danificados.

Imagem: JBL

Os fones tem o formato “buds”, conhecido popularmente como bolinha, e custam R$ 300 — bem abaixo de modelos como o JBL Club TWS e JBL Tour Pro TWS, produtos premium da linha de fones wireless da JBL, que ultrapassam os R$ 1.000.

Os fones dispões de recursos como o JBL Deep Bass Sound, que ressalta as frequências graves das músicas, o Dual Connect, que possibilita um emparelhamento imediato quando os fones estiverem nos ouvidos do usuário e que sejam utilizados individualmente. Um dispositivo pode ser utilizado enquanto o outro está carregando no estojo, por exemplo. Além disso, a JBL estima que a bateria dure até 20 horas quando completamente carregada.

Imagem: JBL

O JBL Wave TWS foi desenvolvido para ser utilizado no cotidiano. Então, não espere encontrar certos recursos que dispositivos mais “profissionais” de áudio normalmente possuem.

O modelo tem algumas limitações se comparado com os irmãos mais caros da mesma linha  — o Club TWS e o Tour Pro TWS. Uma das ausências mais sentidas no Wave é a falta de integração com o aplicativo JBL My Headphones, onde é possível fazer diversos ajustes para personalizar sua experiência de áudio. A linha Wave tem emparelhamento somente via bluetooth.

Imagem: JBL

No app, você pode ativar recursos como cancelamento de ruído (que impede que o som ambiente “vaze” nos ouvidos), e ativar o recurso “TalkThru”, para conversar com pessoas sem precisar retirar os fones. O TalkThru diminui o volume de áudio até um patamar que não atrapalhe o usuário a ouvir a pessoa com quem está conversando. O aplicativo para smartphones também permite que os usuários personalizem a equalização de áudio dos dispositivos.

Para usuários que buscam apenas curtir suas músicas preferidas e não se preocupam em escutar cada elemento, cada instrumento ou com cada frequência de áudio, os fones JBL Wave TWS são uma ótima opção. Talvez a preocupação que fique, mesmo após garantias de representantes da marca, é o fato do estojo de carregamento ser aberto. Isso pode possibilitar que os fones sofram alguns danos a depender do local em que o case for armazenada ou em seu manuseio do dia a dia. Usuários mais desastrados que se cuidem.