Ontem Os Jetsons celebraram seu 50º aniversário. E mesmo meio século depois, não temos muitas das tecnologias mostradas na série. A seguir algumas das tecnologias mais invejáveis e interessantes do desenho animado:

Empregadas Robóticas

Nós já temos os Roombas, aspiradores de pó com vontade quase-própria, mas por mais bem feito que seja o trabalho, nada chega aos pés da Rosie. E olha que ela era um modelo antigo. Quem sabe colocando uma versão melhorada da Siri dentro de um ASIMO, robô humanóide da Honda, podemos chegar lá. Bom… Só falta ensinar português para Siri, melhorar os movimentos, ensinar a limpar a casa… bem, parece que ainda estamos longe de ter uma dessas em casa.

Carros Voadores

Atualmente temos alguns veículos que tentam alcançar o título de “carro voador”, mas estes não contam. Nenhum deles alcançou a praticidade do carro dos Jetsons, que não precisa de asas, ocupa pouco espaço e ainda, contra todas as leis da física, cabe em uma maleta. Apesar da alta tecnologia, o carro deles não tinha um piloto automático. Em algum ponto tínhamos que ganhar, não é?


Esteiras Rolantes

Nós já temos um pé no futuro: temos esteiras e escadas rolantes nos aeroportos, shoppings e estações de metrô. De acordo com os Jetsons, isto não é suficiente: segundo eles, toda esquina deveria ter uma esteira rolante. Claro que andar não é tão ruim assim. Na verdade, obesidade deveria ser um problema no mundo do desenho… a não ser que eles tivessem algum aparelho para evitar isto também.

 

Máquinas para auto-higiene

Você pode comprar uma escova elétrica, que literalmente escova seus dentes para você. Ou até mesmo um barbeador automático, caso você seja corajoso o suficiente para deixar um robô passar lâminas em seu pescoço… Mas nada se compara ao auto-limpador (com esteiras) dos Jetsons.

Prédios Voadores

Nós ainda vivemos na superfície no planeta, sem shoppings sobrevoando nossas cabeças. A boa notícia é que ainda conseguimos viver na superfície do planeta. De qualquer maneira, é melhor nem saber que tipo de fim do mundo estava abaixo da utopia de elevada altitude dos Jetsons.

 

 

 

Esteiras flutuantes

Para o mundo atual, dos Flintstones ou dos Jetsons, vamos concordar que esteiras flutuantes não são nada práticas (sem mencionar perigosas). Sério, o que eles tinham na cabeça quando criaram isso? Que benefício esse tipo de aparelho deveria trazer?!

 

**************

Apesar de toda esta tecnologia dos Jetsons parecer distante, nosso mundo atual tem sua própria tecnologia “avançada”: Controle de voz, conversas por vídeo, cartões magnéticos… Mas nada como os carros voadores… Ah, esses carros voadores…