Os fiéis leitores do Gizmodo já conhecem o Selfie Startup, programa do Gizmodo que dá espaço para que empresas promissoras espalhem suas ideias inovadoras pelo mundo. A gente andou falando bastante dele nos últimos meses, é verdade. Então, vamos explicar a insistência.
Para uma ideia ganhar o mundo, não basta explica-la bem. É preciso falar dela com constância – por isso esse post já começa deste jeito. Também não basta só saber vender a ideia. É preciso receber uma força – sempre. Nos últimos meses, duas empresas nasceram para dar uma forcinha a quem está empreendendo. Uma é para te ajudar a vender seu projeto no gogó. A outra é para dar um empurrãozinho à sua ideia. São iniciativas com o mesmo espírito do nosso Selfie Startup: ajudar negócios promissores a ganhar força e escala.
A startup PitchFights, por exemplo, propõe que os jovens aprendam a ter uma atitude empreendedora naturalmente, no cotidiano das universidades ou do mercado de trabalho. Sem necessariamente guiar o empreendedor a abrir um negócio, a startup quer ensinar o conceito de ‘intraempreendedorismo’ – a inovação dentro das empresas. Por isso, criou o Social Game, uma plataforma que mescla ações online e offline a partir das quais os usuários podem lançar e testar suas ideias com uma amostra real de consumidores.
Os projetos, chamados de pitches, passam por uma votação popular. É você vendendo a sua ideia, praticando a argumentação para convencer outras pessoas. O objetivo é disseminar o empreendedorismo como estímulo e ensinar os funcionários a pensar como se a empresa fosse seu próprio negócio. É, também, apresentar essas novas ideias – mais ou menos como fazemos aqui no Selfie Startup.
Quem também quer ser um guru de jovens empreendedores é a startup Méliuz. A empresa lançou um Desafio, no qual selecionará entre startups e blogueiros um empreendedor digital para receber conselhos profissionais e um cheque de R$ 50 mil. O dinheiro investido a fundo perdido não vai dar participação na empresa ao Méliuz.
Essa iniciativa honrável está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro. No dia 2 de dezembro serão divulgados os 10 finalistas e, no dia 15 de janeiro de 2015, será o anunciado o ganhador. Se você quiser conhecer mais sobre o Desafio, entre no site do Méliuz.