_Cultura

Kanye West é banido do Grammy 2022 pelo seu “comportamento nas redes”

A decisão teria acontecido após Kanye West proferir insultos raciais a Trevor Noah, nome escalado para apresentar a edição de 2022 do Grammy

Kanye West

As polêmicas envolvendo o rapper Kanye West, que passou a adotar o nome artístico Ye, não param! Depois de ter sido suspenso do Instagram por sua conduta agressiva, o cantor foi banido de se apresentar na cerimônia do Grammy. A informação foi confirmada por um de seus representantes à Variety.

West recebeu um telefonema de um executivo da Academia de Artes e Gravação dos EUA na sexta-feira (18) para informar ao artista que seu nome havia sido retirado da lista de artistas em decorrência de seu “comportamento online preocupante”, disse uma fonte ligada ao Variety. Além disso, os editores da revista The Blast explicaram que “nossas fontes dizem que a equipe de Kanye não está surpresa com a decisão”.

O músico recentemente fez diversos ataques no Instagram à ex-esposa, Kim Kardashian, e o namorado dela, Pete Davidson. Além disso, Kanye fez insultos raciais a Trevor Noah, apresentador do Daily Show, e nome escalado para apresentar a edição de 2022 do Grammy, que irá acontecer em abril.

West fez um insulto racial no Instagram direcionado a Noah, após comentário feito pelo apresentador, que opinou sobre a separação do rapper e de Kim Kardashian. Kanye teve sua conta do Instagram suspensa durante 24 horas por violar as diretrizes da plataforma em relação ao discurso de ódio, bullying e assédio. 

Na cerimônia deste ano, Ye está indicado a cinco prêmios, incluindo Melhor Álbum do ano, por “Donda”. Na história do Grammy, o artista já recebeu 22 prêmios. Porém, Kanye não estava entre os nomes que foram anunciados como atrações musicais da cerimônia, contudo, poderia ter sido considerado para uma apresentação surpresa. 

Após a decisão da exclusão da performance de Ye na premiação, o rapper The Game, que atuou no polêmico clipe de “Eazy”, criticou a decisão. “Os Grammys decidiram no último minuto tirar @kanyewest de se apresentar no show como se não soubéssemos que isso aconteceria. Pode ser porque @trevornoah estará apresentando e houve uma conversa entre sua equipe e a Academia que levou à decisão ou porque a conta de Ye foi suspensa há poucos dias por razões desconhecidas, especialmente em um mundo onde todas as negatividades do mundo podem ser encontradas no mesmo aplicativo sem repercussões ou suspensões”, disse ele. 

Na mesma postagem, The Game chamou a decisão do Grammy de um “desrespeito contínuo por nós e por tudo o que trouxemos para o entretenimento, mídia e esportes nos últimos 100 anos, especialmente”. Confira a publicação: 

Porém, as polêmicas não param por aí! Kanye West também está escalado como headliner do icônico festival de Coachella, que está enfrentando uma onda negativa em relação ao evento.

Fãs do festival californiano criaram um abaixo-assinado para que ele seja excluído do line-up por conta dos mesmos motivos que o tiraram do Grammy, principalmente em relação ao seu comportamento abusivo na Internet. Até a publicação dessa matéria a petição tinha pouco mais de 30 mil assinaturas, faltando pouco para chegar à marca de 35.000, o que o site Change.org considera “uma das mais assinadas de toda plataforma”.

Neste ano, Kanye West é indicado a cinco Grammys: melhor música de rap (“Jail”), melhor performance de rap melódico (“Hurricane”), melhor álbum de rap (“Donda”) e álbum do ano (“Donda”). A 5ª indicação é como produtor do álbum de estreia de Lil Nas X, “Montero”. Em fevereiro, Ye lançou “Donda 2” exclusivamente pelo Steam Player. Na plataforma, o disco é vendido por US$200.

O Grammy Awards 2022 será realizado no dia 3 de abril, no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas (EUA).

Sair da versão mobile