O Mars Rover. O braço da Estação Espacial Internacional. Um medidor de luz infravermelha. Você pode construir modelos funcionais de tudo isto com o novo kit da LittleBits, aprovado pela NASA. Ele permite aos jovens criar versões mais simples dos desafios que cientistas e engenheiros espaciais enfrentam todo dia.

O LittleBits reúne as melhores partes do Lego e Arduino: são pequenos módulos eletrônicos independentes, que se juntam magneticamente para criar vários tipos de circuitos. Não precisa ligar fios, nem soldar conexões, nem parafusar nada: basta encaixar os componentes um ao outro.

Ao seguir o kit de instruções, qualquer pessoa pode reunir campainhas magnéticas, sensores, motores e telas em 29 experimentos diferentes. Um deles é o robô Curiosity em miniatura:

littlebits nasa (1)

Aprenda a fazer um braço mecânico semelhante ao usado na ISS:

littlebits nasa (2)

E crie um medidor de luz infravermelha que transmite dados através de ondas de rádio para um receptor sem fio:

littlebits nasa (3)

O littleBits consegue tornar um circuito muito complicado em um conjunto simples e plug-and-play, o que permite entender melhor como tudo funciona – em vez de se frustrar quando algo não der certo. Assim, você também pode (mais ou menos) criar e projetar coisas como um astronauta.

O Space Kit custa US$ 189 (mais US$ 45 de frete para o Brasil) no site da LittleBits: [littleBits]