_Ciência

Lago do Canadá pode marcar início do Antropoceno, novo capítulo na história da Terra

Cientistas propõem que sedimentos no fundo de lago, com resquícios de plutônio, representam bem a atual época geológica

Nova era geológica Antropoceno

Imagem: Whpq/Wikimedia Commons/Reprodução

Cientistas afirmam ter identificado o lugar com a melhor evidência geológica para marcar o início do Antropoceno: o Lago Crawford, na província canadense de Ontário. A conclusão, anunciada na última terça-feira (11), é dos 35 geólogos que compõem o AWG (“Grupo de Estudos do Antropoceno”, na sigla em inglês).

O AWG trabalha desde 2009 para:

  1. propor uma definição oficial para o Antropoceno, termo criado em 2000 pelo Nobel de Química Paul Crutzen;
  2. avaliar evidências físicas, químicas e biológicas para a existência da “época da humanidade”; e
  3. estimar sua relevância como um possível bloco na linha do tempo terrestre.

Estabelecer a existência do Antropoceno significa dizer que a presença de bilhões de humanos por aqui gerou impactos significativos em escala global. Eles incluem mudanças na biodiversidade do planeta, presença de microplásticos no meio ambiente, além de partículas vindas da queima de combustíveis fósseis e isótopos radioativos (resquícios de testes de armas nucleares) na superfície terrestre.

No Lago Crawford, com 24 metros de profundidade, estariam as melhores evidências para simbolizar o início do Antropoceno: as amostras de sedimentos coletadas no fundo daquelas águas, referentes ao ano de 1950, contêm resquícios do elemento radioativo plutônio. Por isso, o AWG escolheu este entre nove lugares.

O que é o Antropoceno

Os cientistas propõem o Antropoceno como uma época geológica – a terceira do Período Quaternário. Estas são divisões que os geólogos e outros cientistas usam para estudar os 4,5 bilhões de anos da nossa querida Terra. São várias. Da maior para a menor: éons, eras, períodos e épocas.

Estamos no Éon Fanerozoico, Era Cenozoica, Período Quartenário, Época do Holoceno – tendo o primeiro começado há 539 milhões de anos, e a última, há 11.700 anos, no fim da última grande época glacial (popularmente conhecida por “era do gelo”). Você pode entender melhor a linha do tempo da Terra neste texto.

Os geólogos formalizam uma divisão estabelecida na linha do tempo terrestre com um lugar específico que melhor a representa. Mais especificamente, “um ponto de referência em seções estratigráficas de rocha”, segundo a IUGS (União Internacional de Ciências Geológicas). Por isso a discussão sobre o Lago Crawford como o marco zero do Antropoceno.

É oficial?

Oficializar o Antropoceno ainda é motivo de discussão. Alguns cientistas dizem, por exemplo, que é cedo demais para estabelecê-lo – e que o intervalo proposto atualmente pelo AWG é muito curto. Afinal, 1950 é ontem na linha do tempo terrestre. Por outro lado, há quem defenda que formalizar é uma forma importante de reconhecer o impacto geológico dos seres humanos.

De qualquer forma, há um longo caminho pela frente. O AWG ainda vai escolher dois pontos de referência secundários, além do lago canadense, para apresentar uma proposta à Subcomissão de Estratigrafia Quaternária, da IUGS, nos próximos meses. Posteriormente, se aprovada, vai para votação em outro órgão da União, a Comissão Internacional de Estratigrafia. Só então, avançaria para a ratificação.

Será que é hora de dar adeus ao Holoceno? Vamos descobrir nos próximos capítulos.

Sair da versão mobile