ACOMPANHE NOSSO LIVEBLOG CLICANDO AQUI

Um novo Android para smartphones! Estamos esperando há meses pelo Ice Cream Sandwich, que promete unir as plataformas de smartphone e tablet. O Google revelou pouco sobre o ICS, mas diversos vazamentos mostram o que temos para hoje à noite – como esta imagem da operadora japonesa NTT Docomo, que acabou de surgir. Felizmente, saberemos tudo sobre o ICS em algumas horas: à meia-noite, começa o evento do Google e Samsung para revelar o novo Android e o Galaxy Nexus. E como você pode acompanhar este evento?

Como dissemos antes, o evento será transmitido ao vivo através do YouTube – em youtube.com/android – e nós faremos liveblog do evento, caso você não queira assistir a uma hora ou mais de engenheiros do Google falando, ou se sua conexão não lhe permitir o streaming. O Ice Cream Sandwich e o Samsung Galaxy Nexus serão apresentados em Hong Kong à meia-noite, então você não tem desculpa de “estava no trabalho/escola/faculdade, não deu pra acompanhar”. E se você tem que acordar cedo amanhã? Tome café.

O que esperar do Ice Cream Sandwich? Já explicamos isso em detalhes, mas vamos recapitular. Esperamos uma interface com traços do Honeycomb: launcher separando apps e widgets, detalhes semelhantes a Tron, multitarefa com capturas de tela, novos ícones e predominância do azul. O ICS também deve ser mais rápido, já que é de costume do Google se preocupar com velocidade. Além disso, as fabricantes terão maior rigidez na customização, algo que pode combater a fragmentação do Android, e o ICS deve ser compatível com todos os aparelhos rodando Android 2.3 atualmente – não quer dizer que eles necessariamente serão atualizados oficialmente, mas imagino que você poderá usar ROMs customizadas, como o CyanogenMod.

E o Galaxy Nexus? Segundo o pôster vazado da operadora japonesa NTT Docomo, ele tem processador TI OMAP dual-core de 1.2GHz (nada de Exynos), tela Super AMOLED HD de 4,65 polegadas, Android 4.0 e câmera de 5.1 megapixels. Isso condiz com rumores anteriores, que contêm mais detalhes: câmera frontal de 1,3 megapixel, 1GB de RAM, 32GB de armazenamento interno, tudo em 9mm de espessura. Saberemos se tudo isso é verdade em algumas horas, então fique ligado. [Google Pad via This Is My Next]