O laptop mais fino do mundo tem um teclado touch que serve para desenhar
Na feira IFA, em Berlim, a Lenovo anunciou vários tablets e laptops com processadores Intel de 7ª geração, mas um dispositivo se destacou entre os demais. É o menor laptop exposto pela Lenovo, tão pequeno que a empresa o classifica como um tablet.
• Acer Predator 21X: um notebook para games extremamente potente e com tela curva
• Intel Kaby Lake: o que você precisa saber sobre os novos processadores
O Yoga Book tem 9,6 mm de espessura, tornando-o o laptop mais fino do mercado, e faz até o Samsung Notebook 9 e o MacBook parecerem robustos. Além disso, seu teclado é sensível ao toque e funciona como um tablet para desenho.
Oficialmente ele se chama Halo Keyboard, e se você já tentou digitar rapidamente no teclado virtual de um tablet, você estará familiarizado com a experiência. Só que ele é um pouco melhor porque está separado da tela, de modo que não ocupa espaço na interface, e tem uma textura agradavelmente áspera. Ele também tem feedback háptico – o que, no caso de um teclado touch, não parece adiantar tanto.
O teclado não serve apenas para deixar o dispositivo mais fino: com o toque de um botão, ele se torna um tablet de desenho.
Ele se comporta muito como um tablet da Wacom (a tecnologia é dela, aliás), transferindo para seu app favorito o que você escrever à caneta. Na verdade, ele consegue até mesmo identificar sua escrita com uma caneta comum no papel, desde que você o coloque por cima do teclado.
O “tablet” (isso é um laptop) tem processador Intel Atom, 64 GB de armazenamento com suporte a microSD, 13 horas de vida útil, suporte a 4G, Wi-Fi 802.11ac, câmeras frontal e traseira, e tela de 10,1 polegadas com resolução 1980×1200.
Eu tive a oportunidade de experimentar o dispositivo na IFA, e observei alguns momentos bugados em que o dispositivo não alternava facilmente de teclado para tablet de desenho – não funcionava tão bem como prometido, mas é algo que a Lenovo pode resolver até o final de outubro, quando o Yoga Book será lançado. Ele estará disponível em duas versões: com Android por US$ 500, e com Windows 10 por US$ 550.