Você sabia que, antes da era dos plásticos, as lentes de contato eram feitas de vidro? É verdade! E é bem perturbador.

Inventores experimentaram lentes de contato feitas de vidro durante o século 19, e Leonardo Da Vinci frequentemente é creditado como um dos primeiros a imaginar algo parecido com as lentes de contato em 1508.



Mas quando um médico alemão da Universidade de Kiel desenvolveu suas próprias lentes de contato de vidro no fim da década de 1920, a imprensa americana ficou intrigada. Um dos maiores problemas das lentes desenvolvidas no século 19 era que as pessoas não conseguiam fechar os olhos. E como os humanos frequentemente piscam, temos um problema.

O Dr. L. Heine disse que melhorou as lentes de contato para que elas ficassem se tornassem mais confortáveis. Em vez de prometer o futuro dos óculos, o que se prometia era um futuro sem óculos – considerando que você não se importasse em colocar um vidro no seu olho.

Da edição de junho de 1930 da revista Science and Invention:

Lentes de contato de vidro que são vestidas diretamente no globo ocular, e não interferem no fechamento das pálpebras, foram inventadas pelo Professor Conselheiro Dr. L. Heine, da Universidade de Kiel. Com essa invenção, o cientista espera revolucionar a oftalmologia. Ele acredita que óculos se tornarão supérfluos.

O vidro fino e curvado é inserido pelo próprio paciente e é praticamente invisível. Apenas quando visto de um certo ângulo ele pode ser percebido. A fotografia mostra o inventor usando essas lentes de contato, e na parte inferior esquerda alguns dos vidros de contato para proximidade e distância são mostradas.

Quando o vidro é umedecido em uma solução lubrificante, nenhuma dor ou desconforto são sentidos pelo usuário. O inventor não informou o que acontece quando a pessoa acidentalmente é golpeada nos olhos.

Como uma pessoa que considera as lentes de contato modernas de plástico irritantes no fim de um longo dia, a ideia de colocar dois pedaços de vidro “umedecidos com uma solução lubrificante” nos meus olhos é perturbadora.

Mas suponho que isso mostre quão mimado eu sou. Aqui estamos nós vivendo em um futuro onde podemos ter nossos olhos sendo atingidos por laser para recuperar a visão perfeita e eu estou choramingando sobre como meus olhos ficam irritados quando uso lentes de contato.

Imagens: página escaneada da edição de junho de 1930 da revista Science and Invention com as lentes de contato na esquerda e o Dr. L. Heine na direita