Aspiradores que depositam a sujeira na base de carregamento sem que você entre em contato com o lixo não são uma novidade, e fabricantes como iRobot e Shark já oferecem dispositivos com essa função. Agora, mais uma companhia faz sua aposta nesse segmento: a LG, que revelou um aspirador de pó sem fio que esvazia automaticamente o lixo na estação de carregamento sempre que estiver encaixado na base.

Com um nome gigantesco, o LG CordZeroThinQ A9 Kompressor+ é mais um aspirador sem fio que torna a limpeza menos trabalhosa. A base de encaixe do aspirador deve facilitar o carregamento sem a necessidade de conectar um cabo ao robô. Quando encaixado, o suporte suga toda a sujeira e detritos do compartimento de lixo do aspirador. A sujeira coletada fica em um saco de pó maior que precisa ser esvaziado esporadicamente ou completamente substituído – a LG não especificou se o sistema precisa de um suprimento constante de novas sacolas.

O dispositivo vem com duas baterias substituíveis. E mesmo com a facilidade de não ter que se preocupar em retirar a sujeira por conta própria, é muito provável que o aspirador não seja capaz de limpar o chão de uma casa inteira com uma única passada.

Além disso, a estação de carregamento não é das menores. Na verdade, ela tem um tamanho que vai exigir um espaço considerável em algum canto da casa. Contudo, o fato da base ser assim tão grande se justifica por causa dos vários bocais extras e acessórios que podem ser usados no aspirador. Então você pode deixar todos eles guardados em um único lugar.

O LG CordZeroThinQ A9 Kompressor+ também pode fazer seus pisos brilharem, pois possui um tanque de água embutido e um acessório substituível com um par de almofadas de microfibra giratórias que podem ser usadas para esfregar e lustrar pisos de madeira.

Comparando com outros aspiradores de pó sem fio, o gadget da LG oferece mais recursos e funcionalidades do que qualquer outro rival no mercado, mas provavelmente essa é a razão pela qual a LG ainda não revelou os preços. Como se trata de um aspirador e uma base de carregamento com diversos acessórios secundários, pode colocar na conta algumas centenas de dólares – ou, no caso do Brasil, muitos milhares de reais. Isso se a marca resolver lançá-lo por aqui. Mas no final das contas é isso: está mais para uma vassoura tecnológica.

O dispositivo estará em exibição no estande virtual da LG na CES 2021, que começa nesta segunda-feira (11).