Atualmente, smartphones com telas dobráveis, têm sido cada vez mais comuns e não causam mais aquela estranheza que afastava muitos consumidores há alguns anos atrás. Os investimentos bem sucedidos de empresas, como a sul-coreana Samsung, contribuem bastante para a popularização da tecnologia e pavimentam o caminho para o surgimento de outras.
A LG está indo além e apresentou um protótipo de tela esticável. De acordo com a empresa, este display flexível com tecnologia “free-form”, além de se esticar, é capaz de se dobrar e também pode ser torcida pelo usuário. De acordo com a fabricante, essas ações não causam dano ou ruído na formação das imagens.
A tela é construída de um “silício especial” normalmente utilizado na produção de lentes de contato. Além disso, de acordo com a LG, o protótipo apresentado é a primeira tela de alta resolução com 12 polegadas em todo o planeta. Quando esticada em sua capacidade máxima o display pode atingir 14 polegadas.
Os fabricantes também informaram que, apesar da flexibilidade, a tela esticável é resistente e é capaz de suportar, até certa medida, alguns impactos externos e oferece resistência e durabilidade para o usuário. A tecnologia pode abrir novas possibilidades já que pode ser instalada em superfícies diversas que vão da pele humana à carroceria de automóveis.
Recentemente, a Samsung revelou que estava trabalhando em uma tela rolável para notebooks em parceria com a Intel. O protótipo mostra que a empresa que domina o mercado de dobráveis ainda segue buscando inovar para trazer novos produtos que podem se tornar tendência no futuro.
A LG também já introduziu um dispositivo com tela rolável no mercado: a OLED TV R. Embora a tecnologia incomum chame a atenção, o preço do produto afastou a grande maioria dos possíveis consumidores do produto. Com um preço de US$ 100 mil, o produto teve apenas poucas unidades produzidas.