[Lifehacker] 10 maiores truques dos quais até o MacGyver se orgulharia
Daqui a 1 milênio, quando forem traçar a História Completa dos Hacks, Angus MacGyver certamente merecerá um capítulo inteiro. Neste post, nós fazemos uma homenagem ao criativo agente secreto faz-tudo com 10 truques que fazem uso extraordinário de objetos verdadeiramente comuns.
Redação
Daqui a 1 milênio, quando forem traçar a História Completa dos Hacks, Angus MacGyver certamente merecerá um capítulo inteiro. Neste post, nós fazemos uma homenagem ao criativo agente secreto faz-tudo com 10 truques que fazem uso extraordinário de objetos verdadeiramente comuns.
Observação: as imagens a seguir são obras fictícias de fãs do MacGyver (de preferência os não muito bajuladores). Qualquer semelhança com os eventos passados ao longos dos sete anos de MacGyver ou qualquer outro especial de TV subsequente são meras coincidências e são um tanto inevitáveis.
10) Difunda um flash de câmera sem equipamentos O MacGyver trabalha dura, disto ninguém duvida, e gosta de curtir os dias e as noites o máximo possível. Assim, quando câmeras profissionais ou para usuários comuns ameaçam deixar as fotos das festas meio desbotadas, ele rapidamente usa um maço de cigarros convertido, invertendo a folha de alumínio de forma a canalizar o flash SLR em um feixe controlável. Um filtro de café também funcionaria, assim como um lenço de papel ou qualquer pedaço de tecido bastante fino. Como resultado disto, você nunca verá um MacGyver desbotado e com olhos vermelhos erguendo seus dedões das mãos em sinal de OK em qualquer coleção do Flickr. (post original)
9) Embale seu lanche em um porta CDs Rosquinhas ou mesmo alguns croissants, com seus orifícios centrais e formatos de roda, são paes perfeitos para os tipos mais improvisadores. O Flickr do Rodrigo Piwonka mostra um porta-CD-porta-rosquinha que o MacGyver adoraria e pode até inspirar você a reusar os seus próprios porta CDs da Memorex/FujiFilm/Kodak/Maxell/marca-Santa-Ifigênia para fins de transporte culinário. Angus provavelmente também notaria que, de cabeça para baixo, o cilindro plástico transparente que fecha o porta CDs também serviria excelentemente para comer a sua salada. (post original)
8) Faça um iPhone dock a partir de…. qualquer coisa Se o MacGyver tivesse acesso a um iPhone, você certamente o veria reclinando-se na cadeira entre as missões, sincronizando as trilhas do Live AID no seu aparelho enquanto este se encostava em praticamente qualquer coisa. É serio. Uma cédula de dinheiro ou um cartão de negócios, possivelmente, ou talvez um pedaço de papelão. A própria case do iPhone também serviria, assim como uma presilha de papel ou, se o MacGyver tivesse, digamos, uns 5 minutinhos, o plástico onde o iPhone vem embalado e um pedaço de madeira. Olha, se tivéssemos que escolher, ficaríamos mesmo com o suporte de clipe de papel para a melhor opção para o agente secreto de origem escocesa – ele sempre tinha um à disposição mesmo.
7) Alivie picadas de insetos com esmalte de unha (ou pasta de dente) Minutos após escapar da morte certa no meio da selva, MacGyver se vê completamente recoberto de picadas de mosquito e bicho-do-pé que coçam e tiram a concentração. Isto é muito ruim, porque é preciso reunir todo o esforço e atenção para brotar uma ponte de corda improvisada para atravessar o abismo de 6km de largura. Cavando fundo nos seus bolsos aparentemente infinitos, MacGyver precisa decidir rápido – será que o esmalte transparente para unha que ele usa para pintar talhos enferrujados aliviará a coceira? Ou será que ele deveria ir atrás de aspirina, vinagre ou pasta de dente? Todas estas opções são ligeiramente mais não-óbvias do que optar pelo uso não-indicado na bula de Bengay (Gelol, Hirudoid, etc.) para picadas de insetos, mas qualquer uma destas opções precisa ser aplicada bem rapidamente, antes que os capangas do Murdoc consigam superar os alçapões e outras armadilhas plantadas na ponte de corda improvisada e o peguem se coçando todo. Foto por 416style.
6) Seque um celular mergulhado O superagente da Fundação Fênix teve sucesso desarmando os bioagentes que seriam jogados na central de abastecimento de água da cidade, daí escapou pela janela do terceiro andar usando ventosas improvisadas a partir de copinhos descartáveis. O helicóptero que virá buscá-lo está a uma ligação de distância, então ele enfia a mão no bolso para pegar seu celular e – putz! Aquele rápido mergulho no reservatório matou o telefone dele! Ou então era o que pensávamos, até o MacGyver notar o rodízio de comida japonesa logo no final da rua. Usando todo seu charme à la Richard Dean Anderson, ele consegue entrar na cozinha, pega emprestado uma tigela e um pouco de arroz e espera até a umidade detonadora de gadgets ser sugada. Mas por que raios ele não fez a ligação do telefone do restaurante?!? É porque se trata de um número secreto! A decodificação só funciona em um MacGyverBerry! Se o restaurante de iguarias não estivesse aberto, a segunda melhor alternativa para MacGyver seria encontrar uma casa com cocô de gato, ou encontrar álcool etílico, nada disto sendo muito difícil em um mundo vivido por MacGyver. (post original)
5) Aumente o alcance de uma antena Wi-fi com um canudo
Existe um único hacker no mundo capaz de invadir o mainframe daquele violento ditador, mas ele está com um laptop trancafiado dentro de uma sala secreta na qual o MacGyver e uma espiã relativamente atraente não conseguem entrar. O hacker não consegue encontrar uma conexão wireless boa por mais de alguns segundos. Por sorte, MacGyver conseguiu encontrar um pedacinho de fio de cobre, um canudo, um parafuso e um maçarico culinário para servir de soldador. General Macaco Alado, seus dias de maldades estão contados. Se você estiver em uma situação semelhante, mesmo que seja ligeiramente menos perigosa, mas sem acesso a, digamos, canudos ou fios de cobre, tente um dos nossos 10 maiores tweaks e aplicativos para ampliar o sinal Wi-fi. (post original)
4) Acenda uma fogueira sem fósforos
No campo, MacGyver e o filho de um estimado diplomata estão cansados, exaustos e com fome após desmantelarem um tanque e escaparem de uma prisão militar usando apenas um pedaço de papelão corrugado, extrato de baunilha e uma chave-de-fenda com ímã na ponta. Eles não têm fósforos nem qualquer espécie de combustível para acenderem uma fogueira, mas eles conseguiram saquear alguns itens da cozinha na saída. Com uma bateria de 9 volts ou um celular esfregado contra um pouco de lã de aço, ou uma latinha de refrigerante polido com chocolate, eles estarão bem encaminhados no processo de acender uma fogueira. (posts originais: chocolate e latinha, bateria de celular, lã de aço e 9 volts)
3) Dê polimento em um CD ou DVD arranhado Por onde MacGyver passa, ele fica impressionado com as limitações das mentes dos engenheiros de produtos. Quando você tem um produto que funciona perfeitamente para preencher buracos e para polir – como pasta de dente, lustra-móveis ou polidor de metais – por que não apresentá-los aos detentores de CDs e DVDs terrivelmente arranhados? Mas sempre que ele precisa deter o lançamento de um míssil com os códigos que estão dentro de um disco danificado, tudo isso no meio da floresta, dentro do supermercado ou dentro de uma jaula para macacos, MacGyver simplesmente pega uma banana e um limpador de vidros e começa a trabalhar. Assumindo, é claro, que haja um avião abatido no meio da selva com limpador de vidros nele, e que eles limpem as vidraças da jaula para macacos. (post original da banana)
2) Prenda papéis sem clipes nem grampos Não era todo dia na Fundação Fênix que se preocupava com este ou aquele reator prestes a explodir ou com ajudar alguma infeliz alma sequestrada. Afinal, alguém tem que fazer o relatório de gastos de todas aquelas enormes compras de hardware, mas MacGyver às vezes ficava sem grampo e sem clipe de papel. Em vez de ir até o almoxarifado, ele criativamente dobrava e cortava as pontas, prendendo até 15 folhas de papel com a própria resistência delas. Como resultado disto, o João do contas a pagar sempre sabia quando um certo agente secreto estava dispensando o seu último carregamento de cola de madeira, limpador de cano, suco de laranja, papel alumínio, Soda Limonada e rolos de papel-toalha. (post original)
1) Conserte um amassado com ar comprimido e secador de cabelo
MacGyver decidiu sossegar um pouco e começar uma vida de casado. Ele resolveu vender o seu Jeep Wrangler que o acompanhou por tantas viagens de e para o Departamento de Serviços Externos e a Fundação Fênix. Levou seu carro pro saldão de automóveis e, como ainda faltava um tempinho para a inspeção do seu veículo, sua esposa encontra um amassado ocorrido durante aquela saída rápida do reator nuclear. Ele não entra em pânico nem desiste da venda – ele pega uma lata de ar comprimido e um secador de cabelo e usa o frescor extremo do ar enlatado e o calor do secador para forçar o amassado a voltar ao seu formato original. A sua esposa ainda aponta que o comprador poderá vir a perguntar sobre aquele monte de fita adesiva escondido em diversos bolsos ocultos. MacGyver sorri e recolhe com parcimônia o fio do secador de cabelo e se lembra do dia em que operou um bondinho usando um batedor elétrico, elásticos e uma bateria para enganar um sistema automático de armas. Aquilo sim foi desafio! (post original)
Nós adoraríamos se vocês compartilhassem conosco aí nos comentários os seus próprios hacks, reparos, dicas e histórias totalmente possíveis e plausíveis pode-acreditar-que-funciona. Você só precisa de um computador e de preferência uma conta aqui no Giz, e nada disto requer nenhuma chance impossível ou acesso a uma loja de suprimentos de escritório.