A Adobe afirmou, em recente anúncio de resultados financeiros, que uma versão beta do Flash Mobile 10 será lançada em outubro, otimizada para smartphones com Android, Symbian, Palm Web OS e Windows Mobile. Apesar de faltar um sistema muito importante, isso é boa notícia para muitos.

A ausência notável é, obviamente, o iPhone OS da Apple. A Adobe já divulgou que está desenvolvendo uma versão do Flash para o iPhone, e que está pronta para trabalhar com a Apple, mas até agora tudo isso aparentemente não levou nem a planos vagos de lançamento.

Enquanto isso, será interessante ver como os diferentes sistemas operacionais para smartphones otimizam e apresentam Flash em seus navegadores — e o que isso causa no mundo pequeno, mas em rápido crescimento, de aplicativos feitos para celular. Será que webdesigners vão abandonar por completo versões para celular de seus sites, depois que a última limitação séria para visualizar páginas for superada? Ou acesso móvel a Flash pode abrir uma plataforma completamente nova de desenvolvimento para internet em celulares? Fique atento para mais anúncios no futuro, e veja a apresentação de resultados financeiros da Adobe no slide 13, para saber mais sobre o que vai acontecer. [AndroidGuys]