Com mais de 30.000 apps no Android Market, fica difícil encontrar bons apps e separar o joio do trigo. O AppBrain gerencia seus apps online, pelo seu computador, recomenda bons apps baseado nos programas que você instalou, e com ele fica fácil compartilhar apps com seus amigos.

O AppBrain preenche algumas lacunas na experiência do Android Market. A vantagem principal do AppBrain é que, uma vez instalado no seu smartphone, você pode instalar e remover apps à vontade direto do site do AppBrain, e as mudanças surgem depois que você sincronizá-las com o AppBrain no seu celular — você precisa tocar em "Perform all changes" para aplicar as mudanças.

Outra vantagem: você não precisa criar mais uma conta no AppBrain — você faz login através do Google. É parecido com o login nos comentários aqui do Gizmodo Brasil, onde você pode logar com sua conta do Twitter, OpenID ou do WordPress. E logar pelo Google é algo bastante lógico para quem usa o Android.

O AppBrain definitivamente não é cópia da iTunes App Store, mas o AppBrain faz um bom trabalho de organizar e pesquisar por apps para Android, e manter o fluxo de apps malfeitos e com notas baixas longe dos seus resultados de busca. Esperamos que alguém como o Google perceba como é mais conveniente buscar e instalar apps para Android na web, em vem do Market, mesmo em telas de smartphone maiores. A característica principal dos celulares com Android é a sincronização com os serviços do Google, então sincronizar apps com certeza é um serviço bastante conveniente.

O AppBrain é um download gratuito para smartphones com Android 1.5 ou superior. [AppBrain via Android and Me]