Seu emprego é uma droga e por qualquer que seja o motivo você não pode sair. Ao mesmo tempo, se você não sair você muito provavelmente irá enlouquecer. O que você pode fazer sobre isso? Eis aqui as nossas 10 estratégias favoritas.
10. Coloque as coisas em perspectiva
Hoje é apenas um dia da sua vida. A menos que você vá morrer em breve, provavelmente não irá ser grande coisa daqui a algum tempo. Provavelmente você nem irá lembrar dele daqui a uma semana. Isso não quer dizer que você não deva prestar atenção no que você realmente se importa, mas você não deve ficar obcecado por isso também, se concentrando em ver o tempo passar. Você tem comida, um lugar para morar, e até mesmo algo para fazer na maior parte do tempo. Foque nas coisas boas, e lembre que o resto será uma memória distante em breve. Passar o seu tempo resmungando pra você mesmo (e para os outros) sobre quão ruim é o seu trabalho não irá resolver o problema. Não faça isso, e mantenha o foco no lado positivo.
9. Leve um pouco de você para o trabalho
8. Cuidado com os as pequenas coisas que vão acumulando
7. Seja Saudável
Foto por Linda Åslund
Corpo e mente balanceados fazem uma grande diferença quando se fala de tudo que você faz – mesmo as coisas que você não gosta. A ideia não é simplesmente se tornar uma pessoa musculosa que odeia o próprio trabalho, mas permitir que as suas necessidades físicas e mentais tenham prioridade acima de praticamente todo o resto. Para começar, decida quando você irá dormir à noite (pode ser uma janela de horários, não uma hora exata) e siga isso. Encontre algum exercício que você possa e irá fazer 3~4 vezes por semana e realmente faça. Não importa quão mínimo seja. Comece a fazer comida barata e saudável. Reserve algum tempo todo dia para apenas relaxar e não fazer nada. Programe tudo se você precisar, mas assegure-se que o seu emprego não irá atrapalhar o seu bem-estar. Se você já não gosta dele, negligenciar a sua saúde irá torna-lo muito, muito pior.
6. Bloqueie conversas negativas
Foto por Erich Ferdinand
Reclamar do seu trabalho pode ser divertido porque parece catártico, mas ficar falando das suas frustrações só irá aumentar a sua raiva. Se essa negatividade se espalhar para os seus colegas de trabalho você pode piorar o problema ao criar uma mentalidade de colmeia, ou pelo menos deixar todo mundo mais frustrado no final. Se você não quer reprimir seus sentimentos e arriscar explodir um dia, você não tem que encarar tudo de forma negativa. Ao invés de reclamar, considere soluções. Tente encontrar maneiras de melhorar as coisas. Se você não pode mudar a maneira que as coisas funcionam no escritório, considere maneiras que podem ajudar com que você lide com esses problemas. Ser mais proativo e menos negativo pode não resolver tudo, mas pode melhorar a sua situação.
5. Aceite um corte salarial
Foto por Mark Samson
Sério. Aceite um corte salarial e ganhe mais flexibilidade no trabalho em troca. Aparentemente muitos não se importariam com essa opção, e a sua empresa provavelmente iria adorar pagar menos para você. Se você quiser diminuir sua carga horária, trabalhar de casa em algumas ocasiões, ou ganhar algum outro benefício que seja importante para você, troque por um corte salarial. Você pode conseguir o que quer, e esse benefício pode te deixar muito mais feliz do que o dinheiro.
4. Conviva bem com os seus colegas de trabalho
3. Encontre equilíbrio
2. Aprenda a lidar com o seu chefe maluco
Foto por Shutterstock
Se o trabalho é uma droga, há alguma chance do seu chefe ter alguma coisa a ver com isso. Mas você pode aprender a lidar. Uma maneira de lidar com a insanidade do seu chefe é criar um distanciamento. Por exemplo, veja se você pode ter suas tarefas filtradas através de outra pessoa. Você pode também querer manter um diário das loucuras e ter tudo que você puder por escrito para que se as coisas um dia acabem tão mal que você precise ir ao setor de recursos humanos você estará preparado. Apenas assegure-se de não querer competir com a loucura do seu chefe, porque ele provavelmente é melhor nisso do que você. Para mais detalhes, leia isso.
1. Simplesmente peça demissão
Foto por Powderruns
Se você está realmente prestes a explodir e não há nenhuma maneira de aguentar mais tempo, você precisa criar um plano de demissão. Sim, você acha que tem que ficar para pagar o seu aluguel, e sim, você acha que nunca irá conseguir outro emprego do jeito que o mercado está. Economize dinheiro suficiente para sobreviver por pelo menos um mês e então você precisa sair. Você pode pegar alguns dias para relaxar e se recompor, e então você terá o resto do mês para encontrar outro lugar para trabalhar. Não há nada que motive mais do que a ameaça de ficar sem teto. Além disso, você terá todas essas horas de trabalho para encontrar outro lugar para trabalhar. Com oito horas por dia, isso são (mais ou menos) 180 horas durante o mês. É bastante tempo. Se você for diligente e usar esse tempo com sabedoria, você será capaz de encontrar outra coisa.
Tem alguma outra estratégia para sobreviver em um emprego ruim? Compartilhe nos comentários!
Foto do topo por Angela Waye (Shutterstock)
Você pode seguir Adam Dachis, o autor desse post, no Twitter, Google+, e Facebook. Entretanto, o Twitter é a melhor maneira de entrar em contato com ele.