O Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” foi lançado hoje, trazendo muitas melhorias para a nossa distribuição Linux favorita. Ele tem uma nova função de busca rápida chamada HUD, algumas configurações de privacidade novas, pequenos aperfeiçoamentos na interface Unity e mais.
Esta é outra atualização do tipo “Long Term Support” (LTS), que significa que a Canonical dará suporte a ela por mais tempo do que em outras versões — cinco anos, para ser exato. Isso também costuma significar muitos novos recursos, embora dessa vez pareça ter havido uma preocupação maior com polimento do que com qualquer outra coisa. De qualquer forma, o HUD sozinho já é motivo para mandar ver na atualização. Façamos um tour por todas as novidades do Ubuntu:
O HUD torna a pesquisa por itens de menus super fácil
Novas opções de privacidade mantêm suas informações contigo
Melhorias gerais na interface Unity
Você também verá que o Nautilus agora tem um belo e robusto menu com o botão direito do mouse na dock da Unity, o que é ótimo, mais alguns efeitos de combinação de cores legais se você tiver uma máquina poderosa o bastante. O painel de configurações de Aparência também tem algumas específicas para a Unity, como o auto-ocultar do lançador.
Touchpads com botões embutidos funcionam um pouco melhor
Rhythmbox volta a ser o player de música padrão
Nós realmente curtíamos o Banshee como player de música padrão no Ubuntu, mas na versão 12.04 eles voltaram a ter como padrão o estável e popular Rhythmbox. A maior novidade aqui é que a Ubuntu One Music Store está disponível de novo no Rhythmbox, então usuários do Ubuntu One são os únicos afetados de verdade — todos os demais podem continuar usando o player de música que quiserem, numa boa.
Ubuntu One tem algumas opções a mais
Por fim, usuários do Ubuntu One também verão que a interface do cliente do Ubuntu One mudou um pouco e agora está mais parecida com a sua contraparte para Windows. Você também tem, agora, a opção de escolher quais pastas quer sincronizar com a sua máquina, o que é bem legal.
***
Além do fato de ser uma versão LTS, não há uma tonelada de grandes mudanças no Ubuntu 12.04, ainda que o HUD seja bom o suficiente para justificar um upgrade o mais rápido possível. Dê uma olhada no changelog da Canonical para a lista completa de mudanças ou baixe logo a nova versão e experimente você mesmo. Se você topar com alguma outra novidade não listada acima, comente-a aí embaixo, ok?