[Lifehacker] Como fazer o Windows carregar sua área de trabalho antes do login
Se você prefere ficar longe do computador enquanto sua área de trabalho e programas carregam, mas não quer ativar a função de login automático, este script começa a carregar sua área de trabalho quando a tela de login aparece.
Tecnicamente, este truque ativa o login automático e então trava seu computador logo quando o Windows é carregado, mas é um truque esperto para resolver este problema. Mas detalhe: você precisa ter o Windows 7 Professional ou superior – este método não funciona no Home Premium ou Starter. Segundo um comentarista do Lifehacker, se você colocar o script na pasta Inicializar do menu Iniciar, ele funciona em qualquer versão do Windows – mas talvez você precise mexer no Registro para ativar o login automático.
As explicações a seguir estão demonstradas no vídeo acima. Você só precisa criar um arquivo chamado TravarComputador.vbs (pode ser outro nome, só se lembre dele): crie um arquivo de texto e coloque este nome nele. O ícone deve mudar para um papel azul; se não for o caso, você precisa ativar a exibição de extensões de arquivo (veja como aqui) e repetir o passo.
Clique com o botão direito, depois em Editar e cole o texto a seguir:
WScript.CreateObject("WScript.Shell").Run("rundll32 user32.dll,LockWorkStation")
Vá até o menu Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Executar (ou digite "Executar" no menu Iniciar, ou pressione Windows + R) e digite control.exe userpasswords2. Tecle Enter e desmarque a caixa que diz "Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador". Então clique na aba Avançado, e clique no botão Avançado. Na parte esquerda da tela que aparece, clique na pasta Usuários e clique com o botão direito no seu nome de usuário. Clique em Propriedades, vá até a aba Perfil e digite TravarComputador.vbs (ou o nome que você escolheu) na segunda caixa de texto, chamada Script de Logon.
Depois, guarde o script na sua pasta de preferência, clique com o botão direito nessa pasta e clique em Propriedades. Na aba Compartilhamento, clique em Compartilhamento Avançado. Marque a caixa "Compartilhar esta pasta" e digite NetLogon na caixa Nome de compartilhamento. Mude o número máximo de conexões simultâneas para 1, e clique em Permissões para ter certeza de que você é o único que tem acesso à pasta e que a permissão de leitura está ativada. Se for o caso, clique em OK e salve todas as configurações.
Agora, toda vez que você logar no Windows, ele vai começar a carregar sua área de trabalho e programas de inicialização enquanto a tela de login está na tela. Então você pode ligar seu PC, dar uma saidinha da sua mesa, e quando voltar tudo estará carregado e pronto pra uso.
Os comentaristas do Lifehacker citam duas soluções que aparentemente fazem o mesmo com menos trabalho: o Autologon e o Auto Logon & Lock. Não testamos estas duas soluções, mas vale registrar a dica. [Mike McQuaid via #tips]