Colocar seu smartphone para sincronizar uma montanha de fotos é uma chatice, e fazer upload manual de cada uma delas para o Dropbox está bem longe de ser o ideal. Eis aqui como fazer upload automático de cada foto que você tirou para o Dropbox, imediatamente depois de você tirá-la.

O Google+ tem uma função bacana chamado de “Instant Upload” no Android, onde ele irá automaticamente adicionar fotos que você tirar no seu aparelho para seus álbuns do Google+. É uma ótima ideia, mas o Google+ dificilmente seria o primeiro lugar que eu pensaria para guardar todas as minhas fotos. Eu prefiro guardá-las no meu Dropbox, onde eu posso editá-las, escolher quais fazer upload e mais. Felizmente, isso é bem simples tanto no Android quanto no iOS. Eis aqui como fazer isso.



 

Faça upload automático de fotos com o DropSnap para Android

No Android, o melhor programa para fazer upload das suas fotos é o DropSnap, já mencionado no Lifehacker. Basicamente, com o DropSnap, você aponta uma pasta no seu cartão SD, e ele irá fazer upload de todas as fotos que aparecerem nessa pasta para a sua conta no Dropbox. Se você quiser, você pode criar múltiplas regras para verificar várias pastas, assim como escolher se você quer sincronizar apenas via Wi-Fi, com que frequência verificar se há fotos novas, e mais. Note que a versão grátis irá fazer upload delas apenas quando você abrir o app; você precisa comprar a licença premium por U$3,99 para fazer upload automático.

Quando você cria uma regra, você diz para o seu aparelho qual pasta olhar e onde no seu Dropbox fazer o upload delas. Apesar disso, diferentes apps de câmera irão salvar fotos em diferentes pastas, então você pode ou mudar onde esses apps salvam as fotos (normalmente encontrado em preferências no app de câmera) ou criar uma nova regra para cada app. Dessa maneira, você pode ter certeza que ele irá verificar a pasta do CameraZoom FX, do Vintage Camera, e da sua pasta de vídeos de uma vez só e fazer upload de tudo isso para o Dropbox.

 

Sincronize suas fotos para o Dropbox com o CameraSync para iOS

Usuários de iPhone não tem tanto controle, nem podem ajustar as fotos para fazer upload automático. Entretanto, com o já mencionado CameraSync, enviar suas fotos para o Dropbox é ridiculamente fácil. Apenas abra, conecte com a sua conta do Dropbox, e comece a tirar fotos. Quando você abrir o CameraSync, ele irá fazer upload de seu rolo de câmera para o Dropbox, e todas as outras vezes que você abri-lo, ele irá procurar por novas fotos e fazer upload delas também. Você pode escolher que tamanho de foto ele faz upload, ajustar para fazer upload apenas via Wi-Fi, e muito mais.

E é isso! É bem simples, e deve levar apenas alguns minutos para configurar. Então, você pode usar alguma coisa como o previamente mencionado Dropbox Automator para fazer o que quer que você queira com essasfotos- mandar por e-mail, enviar para o Facebook, ou qualquer coisa que você possa pensar. Tem alguma outra dica para esse processo de automação? Compartilhe nos comentários.