Mesmo que você não seja a mais malvada das pessoas, pode chegar um momento em que você precise acessar um computador sem ter a senha. Isso não é nem um pouco difícil de se fazer em um Mac, e aprender essa manha também pode te ajudar a se proteger melhor. Veja como fazer.
A maioria dos métodos para invadir um Mac são variações da mesma coisa, então vamos destacar as duas formas mais fáceis – uma com o CD de instalação do Mac OS X, e outra sem. Também veremos como evitar que elas sejam usadas contra você.
Lembrando que esses dois métodos te colocam dentro do sistema sem saber a senha, mas sempre existe um terceiro, o método preguiçoso: é só inicializar a máquina com um Live CD de Linux e sair copiando arquivos.
Ambos os métodos são formas de reconfigurar a senha do Mac OS X. Apesar de existirem utilitários de cracking como o John The Ripper e o THC-Hydra, eles são complicados ou caros, então não falaremos dele.
Método um: usando o CD de instalação do Mac OS X
Método dois: Boot em modo single-user
/sbin/fsck -fy
/sbin/mount -uw /
launchctl load /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.DirectoryServices.plist
dscl . -passwd /Users/usuario senha
Substitua “usuario” pelo nome do usuário cuja conta você quer acessar e “senha” pela nova senha que você quer associar a este usuário.
Se você não sabe o username do usuário que quer acessar, é só usar o comando “ls /Users” antes dos comandos acima para listar as pastas de nível home do Mac, que geralmente são nomeadas com os usernames.
Novamente: este método de acesso também não te coloca dentro do Keychain do usuário.
Como proteger o seu Mac contra estas invasões
Estes dois métodos são bem fáceis de executar, mas se a sua vítima tem seu disco rígido encriptado, você não conseguirá ver ou alterar a senha. Logo, para se proteger, é uma boa ideia ligar o FileVault na seção Segurança das Preferências de Sistema.
No entanto, para se proteger ainda melhor, você pode configurar uma senha de firmware na sua máquina. Para fazer isso, inicialize o computador usando o CD de instalação do OS X e use a opção Firmware Password Utility do menu Utilities. Você configurará uma senha que impedirá qualquer pessoa de conseguir bootar a sua máquina a partir de um outro disco rígido, CD ou mesmo em modo single user. Alguém mal-intencionado ainda seria capaz de ultrapassar essa barreira, mas isso necessitaria de um belo tempo sozinho com o seu hardware. Ou seja: para se proteger de verdade, tome estas duas providências. Ative o FileVault e também configure uma senha de firmware.
Este texto faz parte da série Evil Week, do LifeHacker, que cobre tópicos como quebra de senhas, engenharia social e outros truques questionáveis para quem quer estar por dentro. Conhecimento é poder, e está nas suas mãos a decisão de usar esse poder para o bem ou para o mal.