No início de março, o Google lançou o Google Voice, um novo serviço que cria um único número de telefone e caixa de entrada para gerenciar todos os seus telefones, transcrever voicemail e mais. À época ainda na fase beta, pudemos dar uma espiadinha.

Se você não se lembra, o Google Voice é a versão crescidinha do GrandCentral que mencionamos antes e que o Google havia adquirido no ano passado. O Google Voice apresenta muitos dos mesmos recursos que o GrandCentral, mas também acrescenta alguns outros bem bacanas. Se você já for um usuário do GrandCentral, muito provavelmente você estará usando o Google Voice em breve (se é que já não está). Vamos dar uma olhada.

A caixa de entrada agrega voicemail e mensagens de texto
Como você pode ver na imagem acima, todas as mensagens SMS e voicemail chegam ao Google Voice por meio da caixa de entrada. Você pode seletivamente filtrar chamadas para visualizar somente voicemail, somente SMS, chamadas feitas, chamadas recebidas ou chamadas perdidas.

Transcrição de voicemail é rápida e permite busca

As minhas chamadas de teste para o Google Voice foram bem rapidamente transcritas (estamos falando de algo até dois minutos) e os resultados foram….nada ruins. Achamos que a transcrição melhorará com o tempo, mas ela já está bastante decente nos meus testes. No entanto, você deve esperar alguns errinhos sim. O Google indica a certeza da transcrição pelo texto em cinza; quanto mais escuro o texto, mais certeza tem o Google.

A parte mais legal sobre a transcrição de voicemail é que é possível fazer busca, permitindo que você cace um voicemail no Google Voice da mesma maneira que você faria com um e-mail antigo do Gmail. De fato, se você programar o Google Voice para enviar um e-mail pra você toda vez que você recebe um novo voicemail, a transcrição já vem inclusa, o que significa que o seu voicemail já será ‘buscável’ a partir do Gmail.

Faça chamadas e envie SMS pelo Google Voice
Você pode realizar qualquer chamada ou enviar uma mensagem de texto para qualquer contato rápida e facilmente com os botões rápidos “Call” e “SMS” do Google Voice. À primeira vista, fazer uma chamada pelo Google Voice pode parecer meio trabalhoso e não valer muito a pena, mas se você for pensar bem, a completação automática do contato faz com que seja extremamente rápido fazer uma chamada.

 

 

 

 

Integração com Google Contacts

Se você usa o Google Contacts no Gmail, o seu esforço será imensamente recompensado. Não só o Google Voice puxa os mesmos contatos como também toda caixa no Google Voice oferece completação automática – desde a caixa de busca aos campos “SMS” ou “Call To:”.

Configurações de grupo enviam chamadas específicas para telefones específicos
Um dos recursos mais animais do Google Voice é a capacidade de enviar chamadas telefônicas e mensagens de texto para mais de um telefone com base nas diretrizes que você configurar. Por exemplo, você pode programar todas as chamadas do seu chefe ou colegas de trabalho para irem somente para o seu telefone do trabalho, ou fazer com que as chamadas da sua amada toquem em tudo quanto é telefone seu, assim você sempre será encontrado.

 

 

 

E agora, os vídeos assustadores
O Google Voice (assim como o GrandCentral antes dele) possui algumas opções de chamadas que são um tanto assustadoras, ou pelo menos para aqueles entre nós que se acostumaram com a etiqueta do uso de celulares que conhecemos. Por exemplo, existe o recurso Listen In:

Mas também tem outras coisas bem legais, como bloqueio de chamadas:

E também recursos irados como registro de chamadas:

….e transferência de chamadas:

A transferência de chamadas pode um dia vir a ser extremamente útil quando o Google (inevitavelmente) acrescentar algum tipo de VoIP ou se integrar ao Google Video Chat.

Conclusões
Tirando a descrença básica, estamos bastante empolgados e impressionados com tudo o que o Google Voice poderia significar quanto ao gerenciamento dos seus telefones e a integração de voicemail e SMS diretamente no seu e-mail. Se você não o conhecia e for dar uma experimentada rápida ou se já entrou de cabeça no Google Voice, compartilhe a sua experiência conosco aí nos comentários.