[Lifehacker] Seis recursos animais e pouco conhecidos do Android 4.0 Ice Cream Sandwich
A nova e altamente polida versão do Android está finalmente chegando às massas, com várias grandes novidades a reboque — como o reconhecimento facial, Android Beam e estatísticas de tráfego. Mas e as que o Google não falou muito sobre? Aqui vão seis dos nossos recursos favoritos no Ice Cream Sandwich que fazem valer a […]
Whitson Gordon
A nova e altamente polida versão do Android está finalmente chegando às massas, com várias grandes novidades a reboque — como o reconhecimento facial, Android Beam e estatísticas de tráfego. Mas e as que o Google não falou muito sobre? Aqui vão seis dos nossos recursos favoritos no Ice Cream Sandwich que fazem valer a atualização.
Multitarefa aperfeiçoada e baseada em gestos
A multitarefa é tão sensacional no Ice Cream Sandwich que ficamos um tanto espantados com o fato de ela não ser tão comentada. Apertar e segurar o botão “home” ainda traz à tona uma lista com apps usados recentemente, mas agora de uma forma bem mais efetiva. Em vez de uma simples e pequena lista de ícones, agora há uma visualização que ocupa toda a tela com miniaturas dos seus apps abertos. Você pode arrastar para cima ou para baixo para ver mais apps abertos e um toque na miniatura o abrirá — o deslize para a lateral fecha o app completamente (quase como a multitarefa do WebOS que amamos tanto). É bem mais útil que a multitarefa antiga e faz um ótimo uso de gestos na tela, coisa que sempre apreciamos. Além disso, você verá o mesmo comportamento no novo Navegador quando visualizar suas abas abertas, então uma vez que essas coisas estejam fixadas no seu cérebro, elas serão úteis em outras partes do sistema operacional.
Navegação entre apps livre de irritações
Um dos nossos maiores aborrecimentos com o Android era o comportamento inconsistente do botão “voltar”. Abra um app como o Google Voice ou Google Play Music, e ele o levará para a última tela que visitou no app. Aperte o botão “voltar” para voltar à inbox ou ao acervo de músicas e… em vez disso, ele o levará de volta para a tela inicial. O Google finalmente começou a corrigir este incrivelmente irritante comportamento colocando um botão de voltar na tela em apps como esse. Quando você abre um app, apenas verifique o canto superior esquerdo, próximo ao ícone do app. Se você vir uma pequena seta apontando para a esquerda, você pode tocar no botão “voltar” para ir à tela anterior do app — não à última tela onde você estava.
O melhor teclado de Android que nós já usamos
Ok, você talvez tenha ouvido isso um pouco — como em toda nova versão do Android, eles melhoraram o teclado. Mas um teclado melhorado é difícil de explicar — termos como “melhor mira” e “recomendações de palavras melhoradas” só vão até aí. Usar este teclado é algo fenomenal e apesar do meu amor por teclados de terceiros como o Swype e o SwiftKey, devo dizer que este é o melhor teclado de Android até o momento. Digitar nele é super rápido e fácil e erros são menos comuns do que os que eu já tive no Android (embora a correção de um eventual typo não seja tão fácil quanto no Swype, infelizmente). O ditado-para-texto também é fantástico, mas disso você já sabia.
Desinstalar apps direto do App Drawer
Se você alguma vez já usou um launcher de terceiros como o ADW ou o LauncherPro, provavelmente já está bem familiarizado com esse comportamento — em vez de ter que entrar na Play Store para desinstalar um app (ou navegar em Configurações > Aplicativos > Gerenciar), você pode desinstalar um app apenas apertao-o e segurando-o no app drawer. Dali, arraste-0 para a lixeira no topo da tela para desinstalá-lo. Isso só funciona com apps que você baixou separadamente, claro, não com apps que vêm pré-instalados em seu celular. Para isso, você ainda precisa de algo como o Titanium Backup.
Também no navegador padrão há um novo recurso “Labs” disponível nas configurações, os quais permitem a você testar novos recursos experimentais da mesma forma que o Maps tem (ou como o Gmail, na versão web/desktop). O mais legal é, provavelmente, o “Quick Controls”, que permite a você deslizar da borda à direita da tela para ter acesso às suas abas, barra de navegação, seus bookmarks e mais. Ele também permite tirar essas coisas da tela para ter mais espaço para a página em si — os controles só aparecem quando você precisa deles.
***
Obviamente, esses não são os únicos recursos legais do Ice Cream Sandwich. Se você o está conhecendo agora, certifique-se de dar uma lida nas nossas primeiras impressões da nova versão do Android e todos os recursos bacanas que ela oferece, grandes e pequenas (como ser capaz de limpar notificações individuais da barra de notificações com apenas um gesto). Sabe de algum outro recurso não tão conhecido que ainda não descobrimos? Deixe-nos saber nos comentários.