Um fotógrafo com experiência, que gasta logo a bateria, sabe: o que gasta energia em câmeras digitais é a tela LCD. Ele recomenda reduzir o brilho e ativar o desligamento automático da tela, e sugere evitar rever as fotos o máximo possível, além de outras técnicas para economizar a bateria (ou as pilhas) da sua câmera.

Mesmo que você saiba que tirou uma foto ruim ou pouco iluminada, não fique revendo as fotos na tela da câmera para deletá-la, sugere Chris Gampat. Além do gasto de bateria para fazer isso — o que, segundo ele, depende da velocidade do cartão de memória — existe um efeito colateral de tentar editar as fotos direto no aparelho:

Além de perder oportunidades ótimas de tirar fotos enquanto você perde tempo apagando arquivos, deletar suas fotos na câmera gasta mais bateria… Enquanto você deleta as fotos, alguém às vezes olha para a câmera e dizem coisas do tipo, "Olha que foto legal!". Nestas situações, você gasta ainda mais tempo com a tela LCD ativa.

Gampat também sugere usar um flash externo, usar o flash de outros fotógrafos em fotos em grupo, e evitar deixar sua bateria (ou pilhas) na energia elétrica por muito tempo, além do necessário para recarregá-la. [Photography Bay]