[Lifehacker] Você deveria desligar as notificações push do seu email

Há duas semanas o popular cliente de email do Mac Sparrow ganhou uma versão para o iPhone que é muito, muito boa. Ele tem, porém, uma pegadinha: não suporta (ainda) notificações push. Para isso eu digo: quem se importa? Você talvez tenha um emprego onde o email seja o principal meio de comunicação e por […]
Adeus às notificações de email.

Há duas semanas o popular cliente de email do Mac Sparrow ganhou uma versão para o iPhone que é muito, muito boa. Ele tem, porém, uma pegadinha: não suporta (ainda) notificações push. Para isso eu digo: quem se importa?

Você talvez tenha um emprego onde o email seja o principal meio de comunicação e por isso tenha que responder a todo email no momento em que ele chega. Se for o seu caso, lamento. Este post talvez não seja para ti.

Para a maioria de nós, ter um email instantâneo não é nem perto de ser tão importante quanto fazemos parecer ser. Sim, o email é onde um monte das nossas conversas mais importantes acontecem. Mas o email não é algo que pede que você pare o que estiver fazendo no momento em que uma nova mensagem chega à caixa de entrada. Se você pensa assim eis um indicativo de que o email provavelmente está detonando uma boa parte do seu dia.

Apesar de ouvir inúmeras vezes que a multitarefa é um mito, você talvez se considere um mestre-faz-tudo. Ok, beleza. Mas acredite no que lhe digo: a vibração no seu bolso indicando a chegada de um novo email; o imprevisível “ding” da notificação do seu cliente de email do computador; essas coisas estão matando o seu foco e destruindo a sua habilidade de trabalhar com toda a sua capacidade.

Pare de se preocupar se seu bolso vibra no instante em que uma nova mensagem chega. Você não deveria deixá-lo agir dessa maneira. Verifique seu email em lotes. Agende uma “hora do email”. Faça isso na medida em que seu trabalho necessite. Uma vez por hora é provavelmente mais do que o suficiente para a maioria de nós. Melhor ainda: faça isso duas vezes por dia se possível. Responda atenciosamente, quando seu tempo e energia estiverem focados especificamente em verificar e responder emails.

Se esse tipo de agendamento é um problema, voc~e talvez queira considerar uma nova hierarquia para sua comunicação. No Lifehacker, a troca de emails entre a equipe é relegada primariamente a comunicação não-urgente. Por “não-urgente”, quero dizer comunicação que espera-se todo mundo leia (e se necessário, responda) em algum momento ao longo do dia. Para coisas urgentes da equipe, temos uma sala de bate-papo. Para coisas urgentes individuais, temos IM ou mesmo SMS.

Essa hierarquia de comunicação é importante. Sim, ela pede que seus colegas de trabalho a adotem e use-a também. Mas vale a pena.

As notificações push para email? Desligue-as. Sua sanidade (e a bateria do smartphone) agradece.

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