Extensão do Chrome cria link que direciona para um trecho de uma página

Seus amigos que se recusam a ler os textões que você manda não terão mais desculpas. O Google criou uma nova extensão que permite criar URLs que levam direto para uma seção específica de um texto em um site, independente da formatação.

Ilustração do ícone de um hyperlink com cores do Chrome

Crédito: Gizmodo

Seus amigos que se recusam a ler os textões que você manda não terão mais desculpas. O Google criou uma nova extensão que permite criar URLs que levam direto para uma seção específica de um texto em um site, independente da formatação.

A extensão Link to Text Fragment facilita o uso de uma funcionalidade recém-adicionada ao Chrome 80, chamada Fragmentos de texto. O add-on permite você especificar um trecho de um texto na URL. O método é explicado em um blog post do Google, mas fazer essa parada manualmente é muito tedioso.

A extensão, no entanto, simplifica todo o processo. Uma vez instalada, tudo o que você precisa fazer é destacar um texto específico, clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção “Copiar link para texto selecionado”. E voilà. O link gerado é bastante longo, mas isso não é um problema – especialmente se você estiver enviando esse link para um amigo ou criando um hyperlink.

Existem muitas situações que exemplificar a utilidade da extensão, desde citar fontes para embasar discussões com amigos que se recusam a ler artigos inteiros a levar as pessoas para informações relevantes. Por exemplo, se eu quisesse enviar uma receita para um amigo e preferisse pular os parágrafos iniciais que conta toda a história por trás daquele prato, bastaria clicar um link para o trecho onde a receita começa e pronto.

Só tem um problema: os links são compatíveis com todos os navegadores baseados no Chromium da versão 80 para frente, mas o Firefox e Safari “não sinalizaram publicamente a intenção de implementar essa funcionalidade”, de acordo com o post do Google.

A extensão também não está completamente pronta. Enquanto eu fazia alguns testes, percebi que o link não funcionava se eu não selecionasse um trecho longo o suficiente. Em outras ocasiões, recebi a mesma mensagem de erro mesmo ao selecionar um parágrafo inteiro. O mais esquisito é que eu não tive esse problema ao tentar linkar vários parágrafos de uma só vez. Depois de fuçar um pouco, descobri que a maioria dos erros acontecia ao tentar linkar um único parágrafo, em vez de fragmentos menores ou maiores.

Independente desses inconvenientes, a extensão Link to Text Fragment pode ser bastante útil. Ela já está disponível na Chrome Web Store.

Sair da versão mobile