Tecnologia

Linkedin lança selo de verificação; veja como conseguir o seu de graça

Selo de verificação do LinkedIn é liberado gratuitamente através da confirmação de identidade pelo e-mail corporativo; confira o passo a passo
Imagem: Unsplash/Reprodução

O LinkedIn disponibilizou a verificação de perfis para os brasileiros. Liberado nesta terça-feira (31), o selo de autenticação se destaca por ser gratuito, ao contrário dos programas oferecidos pelo X (ex-Twitter) e pela Meta. Assim, o usuário só precisa de um e-mail corporativo para confirmar a identidade.

Segundo o LinkedIn ao Tecnoblog, a novidade chega para incrementar a confiança dentro da plataforma. Essa garantia é conquistada pela confirmação de identidade dos seus usuários.

Na prática, a verificação vai além de comprovar o vínculo profissional. Com a ferramenta, os usuários ganham um selo no perfil para mostrar que se trata, de fato, de uma pessoa real. A medida ajuda a combater possíveis contas falsas na plataforma.

Além disso, o selo não é vitalício. Para mantê-lo, é preciso confirmar a identidade continuamente a cada 365 dias.

Esta medida é ideal para evitar que o usuário se passe por funcionário de uma empresa mesmo após o processo de demissão, por exemplo.

Plataforma verifica pelo e-mail corporativo

O LinkedIn dá mais explicações sobre o recurso em uma página de suporte. De acordo com o documento, o e-mail corporativo deve corresponder ao domínio da empresa. Algo como “seunome@empresa.com”.

O LinkedIn também lembra que o selo de verificação pode ser adicionado ao perfil automaticamente no futuro. Isto é válido para quem já enviou e confirmou um e-mail de trabalho antes.

“Depois que o seu e-mail de trabalho for verificado, essa verificação será exibida no seu perfil na seção “Sobre este perfil”. Outras pessoas que visualizarem seu perfil poderão ver a verificação, mas não o endereço de e-mail real”, informaram.

LinkedIn começa a liberar selo de verificação aos usuários do Brasil (Imagem: Unsplash/Reprodução)

LinkedIn começa a liberar selo de verificação aos usuários do Brasil (Imagem: Unsplash/Reprodução)

Plataforma restringe recurso para “empresas selecionadas” (por enquanto)

A verificação ainda não está disponível para todos. A novidade é limitada a “empresas selecionadas”. Mas o LinkedIn deve afrouxar as regras no futuro.

Além disso, é preciso entrar em uma fila de espera para ter acesso ao recurso.

“Estamos expandindo as verificações para incluir mais usuários nas próximas semanas. Se quiser, você pode entrar na nossa lista de espera e receber notificação de quando se tornar elegível”, diz a descrição do site.

Como verificar o perfil do LinkedIn?

Caso já tenha acesso à novidade disponível na sua conta, veja o passo a passo para verificar o seu perfil do LinkedIn:

  1. Acesse as configurações de verificação: linkedin.com/verify;
  2. Digite o seu e-mail de trabalho e clique em “Enviar código”;
  3. Insira o código de verificação enviado ao e-mail de trabalho e clique em “Confirmar”.

A plataforma irá verificar o perfil na sequência.

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas