A Livraria Cultura continua sua briga contra o Kindle lançando dois modelos de e-reader no Brasil: o Kobo Glo possui tela e-ink iluminada, e o Kobo Mini é mais portátil com sua tela de 5″.

O Kobo Glo é o equivalente da marca para o Kindle Paperwhite: ele possui touchscreen e-ink capacitiva de 6″ com 212 ppi – com essa densidade de pixels, o texto fica mais nítido na tela que em outros modelos da Kobo.

E como a tela é iluminada, é possível ler no escuro sem acender a luz do cômodo. Ele ainda possui espaço interno de 2 GB (mais entrada para microSD), e bateria que promete 70 h de leitura contínua com a luz ligada.

O Kobo Glo está disponível em várias cores (preto, azul, pink e prata) por R$ 449, com envio previsto para 22/01 – provavelmente a mesma data em que ele chega às lojas físicas da Livraria Cultura.

Kobo Family - Hi Res

Enquanto isso, o Kobo Mini é um pequeno e-reader com touchscreen de apenas 5″ que cabe no bolso. Ele pesa só 134g (contra 200g nos modelos maiores) e sua bateria dura até um mês, mas ele não possui entrada para cartão SD, nem tela iluminada. Ele está disponível em preto ou branco por R$289.

Assim como o Kobo Touch, estes dois modelos possuem Wi-Fi e sincronizam os livros comprados com a nuvem, para você continuar a ler usando apps para iOS, Android e desktops. Eles também têm suporte a diversos formatos de e-books, como ePub, PDF, MOBI, até quadrinhos em CBZ e CBR. Também é possível ler e-books comprados em lojas além da Livraria Cultura. No entanto, eles não leem livros da Amazon, exclusivos para o Kindle e seus apps.

Segundo a Folha, a Livraria Cultura também deve lançar neste trimestre o tablet Kobo Arc, ainda sem preço nem data oficial para chegar. Ele possui processador dual-core de 1,5 GHz, 1 GB de RAM, tela de 7″ com painel IPS e resolução de 1280×800, e roda Ice Cream Sandwich puro.

A chegada de outros e-readers da Kobo é uma boa notícia: dissemos antes que era melhor esperar por modelos melhores, como o Glo e o Paperwhite. Agora é sua vez, Amazon. [Livraria Cultura]