Livro de “Alice no país das maravilhas” com ilustrações feitas com IA gera críticas

Editora se envolveu em polêmica após por ter lançado nova edição de obra clássica com ilustrações geradas por IA
Imagem: Editora Novo Século/Divulgação

A inteligência artificial (IA) tem gerado preocupação por parte de profissionais e especialistas quando se trata da indústria criativa e de produções artísticas. Ela é um dos principais motivos da greve dos artistas de Hollywood, por exemplo. A tecnologia está levantando, inclusive, questões no mercado literário brasileiro.

Na semana passada, a editora Novo Século se envolveu em uma polêmica por ter lançado uma nova edição do clássico “Alice no País das Maravilhas” com ilustrações geradas por IA. E sem deixar isso claro para quem lê.

Imagem: Instagram/Reprodução

O livro chega às prateleiras oficialmente no dia 7 de agosto, mas diversos leitores já notaram nas fotos de divulgação que as imagens foram feitas com uso da tecnologia. As ilustrações abusam das cores e têm detalhes meio esquisitos, como o formato das mãos das personagens e a textura das roupas.

A editora não havia informado previamente que as imagens foram geradas por IA, mas admitiu ter usado o recurso depois de muitas pessoas terem feito pressão nas redes sociais. Muitos usuários condenaram a empresa por não ter contratado artistas para fazer o trabalho.

A questão é que se trata de uma edição que custa R$ 59,90 (um valor menos acessível, considerando se tratar de uma arte “simples”), o que também não pegou bem. Em publicação no Instagram, a editora justifica a própria obra “disruptiva” de Lewis Carroll para utilizar IA e menciona as mudanças que a tecnologia está promovendo no universo artístico.

A postagem foi rebatida com críticas nos comentários, mas, como ainda não há regulamentação sobre o tema, a editora não tem obrigação legal de indicar quando usa materiais criados por inteligência artificial.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas