_Ciência

Livro para crianças busca ressaltar o valor do pensamento científico

Obra descreve as brincadeiras e os experimentos da jovem Bel, uma menina em busca de desvendar os porquês das coisas

Livro para crianças busca ressaltar o valor do pensamento científico

Imagem: Divulgação

Texto: Agência FAPESP

Foi lançado na última quinta-feira (24/08), em São Paulo, o livro infantil Bel, a Experimentadora, escrito pelo professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) Bruno Gualano.

Publicado pela editora Moah!, a obra retrata as aventuras da Bel, uma menina em busca de desvendar os porquês das coisas. Para isso, brinca de experimentações, bem ou malsucedidas, junto ao fiel escudeiro Galileu, seu gatinho assistente. A narrativa é recheada de personagens conhecidos no meio científico, como Marie Curie, cientista polonesa que revolucionou o estudo da radioatividade e foi a primeira pessoa a receber, por duas vezes, um prêmio Nobel; Mercedes Bustamante, uma das maiores autoridades brasileiras em mudanças climáticas e referência mundial no estudo da ecologia de ecossistemas e da biodiversidade; e o astrônomo Galileu Galilei, considerado o pai da ciência moderna.

Com prefácio da bióloga Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência, e ilustrações de Catarina Bessel, a obra infantil busca contribuir com o letramento científico e destacar o valor da ciência como um bem cultural que deve ser acessível a todos e todas.

“A ciência é uma forma prestigiosa de ver o mundo e uma ferramenta de formação de cidadãos críticos, mas também um patrimônio cultural da humanidade, como a literatura e a música. Por isso é fundamental garantir que a ciência dos artigos e dos congressos chegue também às massas e, em especial, às crianças. Com este projeto simples de letramento científico, me sinto mais completo como cientista”, conta Gualano à Agência FAPESP.

A cerimônia de lançamento ocorreu no anfiteatro do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) do Hospital das Clínicas da FM-USP. Mais de 80% da tiragem da primeira edição será destinada à doação, com o apoio da USP e de algumas empresas parceiras, contemplando hospitais infantis, como o ICr e o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci).

Mais informações sobre a obra estão disponíveis no site da editora.

Sair da versão mobile