Lixeira inteligente separa plástico, metal e vidro sozinha; assista
A Agência Nacional de Ciências da Austrália (CSIRO) divulgou detalhes da “smart bin”, uma lixeira inteligente capaz de separar vidro, plástico e metal automaticamente. O vídeo é muito interessante.
O cientistas envolvidos juntaram no projeto: Internet das Coisas (IoT), sensoriamento, robótica, Inteligência Artificial (IA) e espectroscopia de infravermelho para viabilizar a lixeira do futuro.
Assinam o projeto os pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Sydney, cientistas da CSIRO e alunos do 6º ano de uma escola pública de Marrickville e foi apresentado durante a Semana Nacional da Ciência, que tem como objetivo incentivar as futuras lideranças australianas a entenderem e se comprometerem com a economia circular.
Além de separar corretamente os materiais, a smart bin é capaz de classificar com precisão vários tipos de plástico.
Confira o vídeo:
O CEO da CSIRO, Larry Marshall, afirmou que inovação é fundamental para a viabilização de uma economia circular, conceito que busca relacionar desenvolvimento econômico com uso consciente de recursos naturais, mas que parecem se opor na forma tradicional de se pensar economia.
O pesquisador Wei Ni afirmou que o smart bin pode ter possíveis aplicações shopping, escolas, cinemas, lanchonetes e aeroportos. Ele também projeta que a lixeira inteligente pode melhorar consideravelmente as taxas de reciclagem e os níveis de reutilização de materiais descartados.
As projeções para o equipamento são bem ambiciosas. O professor Ren Ping Liu, da Universidade de Tecnologia de Sydney, afirmou que o produto pode ter uma grande contribuição para um futuro livre de carbono.
Confira mais notícias:
Como a tecnologia está ajudando no estudo de múmias
No embalo da Artemis: como usar o Google Moon, app que desbrava a Lua em casa
Sem clickbait: pesquisa do Google vai priorizar textos de pessoas