Seu mouse ainda tem cabo? E dois botões com rodinha no meio? Pois tire a mão dele e experimente algo como o Logitech M600: ele é um mouse sem fio com um só botão clicável – que vale por dois – coberto por uma camada sensível ao toque. Ou seja, além de clicar, você pode rolar páginas e avançar/voltar usando gestos. Pena que, pelo visto, não há gestos o bastante.

O Logitech M600 é um mouse sem fio com superfície de toque, assim como o Microsoft Touch Mouse e, claro, o (pouco ergonômico) Apple Magic Mouse. Ele requer um dongle USB mínimo e usa duas pilhas AA, mas só precisa de uma para funcionar. Ele é feito para Windows 7, mas funciona no OS X também.

O site The Verge testou o mouse e contou suas impressões. A sensibilidade ao toque parece boa: “cerca de dois terços da frente do mouse vão ler seu toque, e ele faz um bom trabalho ao interpretar comandos… mas achamos a superfície de toque um pouco grudenta demais (nós preferimos o acabamento fosco do Microsoft Touch Mouse)”.

Os gestos possíveis, como você vê abaixo, são poucos: rolagem vertical segurando um dedo e deslizando o indicador; e avançar/voltar no navegador deslizando horizontalmente. O grande problema do mouse parece ser a falta de gestos configuráveis: “não há opções de customização, então não há como rolar horizontalmente – um enorme descuido”, diz o The Verge. Pode voltar ao seu mouse com rodinha, então.

O Logitech M600 estará disponível ainda este mês por US$70. [Logitech via The Verge]