O Museu de Ciências de Londres, no Reino Unido, permitirá que admiradores da ciência conheçam ainda mais de perto o legado de Stephen Hawking, morto há quatro anos. Uma exposição gratuita, aberta na quinta-feira (10), mostrará objetos pessoais que estavam guardados no escritório do físico.

Um deles –e provavelmente o mais aguardado de todos– é uma lousa repleta de equações e rabiscos, que foi apresentada por Hawking em uma conferência sobre superespaço e supergravidade na cidade de Cambridge, em 1980. 

Os curadores do museu esperam que as pessoas que participaram da conferência, mais de 40 anos atrás, apareçam na exposição para elucidar os pensamentos de Hawking. Dessa forma, talvez se entenda o que o cientista teorizou naquela ocasião.

Mas a mostra não para por aí. Uma das cinco cópias da tese de doutorado do físico, Properties of an Expanding Universe, também ficará exposta no museu, assim como livros de cabeceira que influenciaram seu trabalho

Tese Stephen Hawking
Imagem: Science Museum Group/Reprodução

Sua notável cadeira de rodas e até mesmo uma jaqueta personalizada dos Simpsons, dada pelos próprios criadores do programa devido a suas várias representações em cena, poderão ser vistas por todo o público.

Há também objetos que colocam Hawking ao lado de cientistas célebres, como a medalha Franklin, recebida também por Thomas Edison e Albert Einstein. Sem falar na homenagem à posição do físico como professor lucasiano –uma cátedra de matemática da Universidade de Cambridge–, cargo anteriormente ocupado por Isaac Newton.

Cadeira de rodas Stephen Hawking
Imagem: Science Museum Group/Reprodução

Vale dizer que essas são apenas algumas das mais de 700 peças do escritório de Hawking adquiridas em maio de 2021 pelo Science Museum Group. No próximo ano, todos os objetos devem ser catalogados, fotografados e publicados em uma coleção online. 

A exposição intitulada Stephen Hawking no Trabalho ficará em cartaz no Museu de Ciências de Londres até o dia 12 de junho. Se estiver com passagens marcadas para o Reino Unido dentro dos próximos meses, já sabe o que fazer.