Ciência

Lua domina céu de fevereiro em conjunção com planetas, confira o calendário

Durante fevereiro, a lua se aproximará de Vênus, Marte, Mercúrio e Júpiter; mês também é oportunidade para fotografar Via Láctea
Imagem: Vino Li/ Unsplash/ Reprodução

No geral, fevereiro não conta com grandes eventos astronômicos. Ainda assim, o céu pode render boas fotos. É neste mês que se torna possível ver o Centro Galáctico, que fica bem ao meio da Via Láctea. 

whatsapp invite banner

Em algumas partes do Hemisfério Sul, é possível vê-lo mais próximo do horizonte. E à medida que você se desloca para latitudes mais ao sul, pode fotografá-lo cada vez mais na vertical.

Além disso, quem rouba a cena é a lua, com diversas conjunções e suas tradicionais mudanças de fase. Confira abaixo os eventos astronômicos que tomarão o céu de fevereiro.

7 de fevereiro – Conjunção da Lua e Vênus

Embora em sua fase minguante, a lua ainda dá sua graça no céu de fevereiro. No dia 7, ela passa a apenas 5,3º ao sul de Vênus, em uma conjunção que pode ser observada durante à noite.

8 de fevereiro – Conjunção da Lua com Marte e com Mercúrio

Logo após se aproximar de Vênus, a lua vai entrar em conjunção com mais dois outros planetas. No dia 8 de fevereiro, ela estará a apenas 4,1º ao sul de Marte pela manhã. Já no final da tarde e início da noite, ela se aproxima e passa a 3,1º ao sul de Mercúrio.

9 de fevereiro – Lua Nova

A Lua está entre a Terra e o Sol, então o seu lado iluminado está voltado para longe da Terra. Embora não seja possível ver a lua durante esse período, o céu noturno fica mais escuro, o que facilita a observação de outros astros e fenômenos. Será possível, por exemplo, aproveitar essa semana para procurar o Centro Galáctico da Via Láctea com sua câmera!

15 de fevereiro – Conjunção da Lua e Júpiter

Conforme volta a aparecer no céu em sua fase crescente, a lua passa a 3,1º ao norte de Júpiter. Para observar, olhe ao céu durante o período da manhã, próximo ao meio dia.

24 de fevereiro – Lua Cheia

Apenas no final do mês a lua estará do lado oposto da Terra, de forma que o Sol a ilumina completamente. Neste período, você pode testar suas habilidades fotográficas para capturar uma imagem do astro em seu estado mais brilhante.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas