No geral, fevereiro não conta com grandes eventos astronômicos. Ainda assim, o céu pode render boas fotos. É neste mês que se torna possível ver o Centro Galáctico, que fica bem ao meio da Via Láctea.
Em algumas partes do Hemisfério Sul, é possível vê-lo mais próximo do horizonte. E à medida que você se desloca para latitudes mais ao sul, pode fotografá-lo cada vez mais na vertical.
Além disso, quem rouba a cena é a lua, com diversas conjunções e suas tradicionais mudanças de fase. Confira abaixo os eventos astronômicos que tomarão o céu de fevereiro.
7 de fevereiro – Conjunção da Lua e Vênus
Embora em sua fase minguante, a lua ainda dá sua graça no céu de fevereiro. No dia 7, ela passa a apenas 5,3º ao sul de Vênus, em uma conjunção que pode ser observada durante à noite.
8 de fevereiro – Conjunção da Lua com Marte e com Mercúrio
Logo após se aproximar de Vênus, a lua vai entrar em conjunção com mais dois outros planetas. No dia 8 de fevereiro, ela estará a apenas 4,1º ao sul de Marte pela manhã. Já no final da tarde e início da noite, ela se aproxima e passa a 3,1º ao sul de Mercúrio.
9 de fevereiro – Lua Nova
A Lua está entre a Terra e o Sol, então o seu lado iluminado está voltado para longe da Terra. Embora não seja possível ver a lua durante esse período, o céu noturno fica mais escuro, o que facilita a observação de outros astros e fenômenos. Será possível, por exemplo, aproveitar essa semana para procurar o Centro Galáctico da Via Láctea com sua câmera!
15 de fevereiro – Conjunção da Lua e Júpiter
Conforme volta a aparecer no céu em sua fase crescente, a lua passa a 3,1º ao norte de Júpiter. Para observar, olhe ao céu durante o período da manhã, próximo ao meio dia.
24 de fevereiro – Lua Cheia
Apenas no final do mês a lua estará do lado oposto da Terra, de forma que o Sol a ilumina completamente. Neste período, você pode testar suas habilidades fotográficas para capturar uma imagem do astro em seu estado mais brilhante.