O rover preferido de todos nós, a Curiosity, está dando um rolê por Marte há dois anos. Então, é hora do Google Maps entrar em cena — e agora, para celebrar o aniversário, ele lançou o Maps para Marte e para a Lua. E dar uma voltinha no espaço é bem fácil, se você seguir estes passos.

É simples, mas você tem que saber como fazer. Primeiro, abra o Google Maps no seu navegador. Agora, diminua o zoom. Para beeeeeem loooooooonge. Depois de estar o mais longe possível, você verá uma renderização de alta resolução bem bonita da Terra iluminada pela Via Láctea. Assegure-se de que a barra de opções na parte de baixo da tela está aberta, e lá você vera outras duas opções: a Lua e Marte.

e1lwojubb2l5tgewzq2h

Neste momento, cada planeta está com etiquetas de grandes paisagens, como crateras e montanhas. Você pode clicar em cada um dos nomes para saber mais, mas seria ótimo poder explorar mais detalhes, como, digamos, o ponto onde a Apollo 11 pousou. Na verdade, há um mapa 2D mais antigo em que você pode ver estes detalhes, então pode ser que isso apareça no Google Maps também.

E, agora que a Rosetta fotografou o primeiro cometa a ser interceptado por tecnologia humana, talvez, algum dia, vejamos um Google Maps para o 67P/Churyumov-Gerasimenko, too. [Google Maps; Engadget]