A União Astronômica Internacional aprovou novos nomes para cinco luas recentemente descobertas em torno de Júpiter.

Quando se trata de luas, Júpiter é um poço de riquezas. O maior planeta do nosso sistema solar possui 79 luas, 12 das quais foram descobertas no início de 2017. Os astrônomos que fizeram a descoberta, uma equipe liderada por Scott Sheppard, do Carnegie Institution for Science, lançaram um concurso no início deste ano para nomear cinco das novas luas jupiterianas.

“Há muitas regras quando se trata de como nomeamos as luas”, explicou Sheppard em um comunicado à imprensa da Carnegie Science. “Mais notavelmente, as convenções de nomeação jupiterianas exigem que suas muitas luas sejam batizadas em homenagem a personagens da mitologia grega e romana que eram descendentes ou parentes de Zeus ou Júpiter”

Imagem: Carnegie Science

Outras restrições incluíam no máximo 16 caracteres por nome, e as letras finais tinham que corresponder à direção da lua em órbita (por exemplo, as luas em órbita retrógrada devem terminar com um “e” e as luas em movimento prógrado devem terminar com “a”). Os nomes propostos não podem incluir uma palavra ofensiva em nenhum idioma ou cultura, nem comemorar pessoas vivas, entre muitas outras restrições.

O concurso decorreu de 21 de fevereiro a 15 de abril. Todas as sugestões tiveram que ser enviadas via tuítes, o que significou que os participantes tiveram que apresentar a sua ideia em 280 caracteres ou menos. Mas como o comunicado de imprensa apontou – e para a surpresa de ninguém – muitas pessoas ignoraram descaradamente essas diretrizes. A equipe de Carnegie teve que desconsiderar as sugestões inevitáveis ​​e numerosas de “Moony McMoonFace”, nomes de animais de estimação favoritos, e assim por diante.

Finalmente, a equipe selecionou cinco nomes, que foram aprovados recentemente pela União Astronômica Internacional (IAU). Os novos nomes são Pandia, Ersa, Eirene, Philophrosyne e Eupheme. As luas variam em tamanho de 1 a 3 quilômetros de largura, com Pandia sendo o maior entre eles.

Pandia (anteriormente S/2017 J4) é a “filha de Zeus e da deusa da Lua Selene” e “a deusa da lua cheia e a irmã de Ersa”, segundo o comunicado de imprensa. Pandia estava entre os nomes mais populares.

Ersa (anteriormente S/2018 J1) é a “irmã de Pandia e, como tal, também a filha de Zeus e da deusa da Lua Selene” e “a deusa do orvalho”, de acordo com o comunicado de imprensa, ao qual foi adicionado: “Ser filha de uma deusa da Lua parecia muito apropriado para uma lua jupteriana.”

Eirene (antiga S/2003 J5) é a deusa da paz e filha de Zeus e Themis. Philophrosyne (anteriormente S/2003 J15) é o espírito de boas-vindas e bondade, a neta de Zeus e a irmã de Eupheme. Eupheme (anteriormente S/2003 J3) é o espírito de louvor e bom presságio, a neta de Zeus e a irmã de Philophrosyne, de acordo com o comunicado de imprensa da Carnegie Science.

Então, temos alguns novos nomes bem legais ​​- e que sorte existir tantos nomes na mitologia romana e grega! Caso contrário, teríamos que considerar seriamente o Moony McMoonFace, que na minha opinião não seria tão ruim.