A Nokia vai “reinventar o zoom” daqui a algumas horas em um evento em Londres Nova York, mas o The Verge estabeleceu um novo recorde na categoria “informações antes de anúncios oficiais”. O site publicou, há pouco, fotos e informações do Lumia 1020, o esperado Windows Phone com a incrível câmera de 41 megapixels do 808 PureView, lançado ano passado.

Além da câmera, que usa uma tecnologia toda especial de oversampling (em outras palavras, aproveita o excesso de pixels para tirar fotos melhores em resoluções menores), o restante das configurações é interessante. A tela tem 4,5 polegadas, ele vem com 2 GB de RAM e 32 GB de memória interna para guardar apps e arquivos. A câmera frontal, embora não tão impressionante quanto a de trás, é uma grande angular.

Mas o que chama a atenção no Lumia 1020, mesmo, é sua (protuberante) câmera atrás. O calombo já é bem menor que o visto no 808 PureView, mostrando claros progressos de engenharia nesse intervalo de pouco mais de um ano. Além do sensor enorme, ela conta com flash de xénon, lente com abertura F/2.2, sistema de estabilização de imagem (provavelmente o mesmo que estreou no Lumia 920) e um novo app de câmera chamado Pro Camera, com diversas configurações mais avançadas usando um sistema de menus radiais. O Lumia 1020 ainda fará algumas peripécias curiosas, como tirar duas fotos ao mesmo tempo com resoluções diferentes.

Interface do Pro Camera.

A Nokia também deve mostrar acessórios para o Lumia 1020 que, pelas imagens de divulgação, sairá em três cores: amarelo, preto e branco. O mais curioso é um “grip”; anexado à parte inferior do aparelho, ele dá uma melhor empunhadura, mais bateria e compatibilidade com tripés. Capas especiais compatíveis com o carregador por indução (sem fios) serão vendidas à parte.

Camera Grip, acessório do Lumia 1020.

A AT&T, operadora norte americana que comercializará o Lumia 1020 por lá, também se antecipou e colocou alguns vídeos no YouTube (outros dois aqui):

O anúncio será feito ao meio-dia (horário de Brasília) e você poderá acompanhá-lo ao vivo neste link. [The Verge e Engadget]

Atualizado às 10h20