A Microsoft não lançará mais smartphones com a marca Nokia. Por isso, diga olá para o Microsoft Lumia 535, um Windows Phone de entrada para mercados emergentes.
Em vez de estrear a marca nova com um smartphone de ponta, a Microsoft resolveu seguir uma estratégia que vem dando certo para os Lumias: preço baixo, cores fortes e componentes internos básicos.
Por cerca de US$ 140, você recebe uma tela IPS de cinco polegadas e 960 x 540 pixels, processador Snapdragon 200 quad-core e 1 GB de RAM. São 8 GB de armazenamento interno, que você pode expandir via microSD.
Há também uma câmera frontal grande-angular de 5 megapixels – a mesma do Lumia 730/735 – para usar no Skype e para selfies. A câmera traseira tem 5 MP e flash. O smartphone roda Windows Phone 8.1 com a atualização Denim, que melhora a captura de imagens.
O Lumia 535 terá traseira removível – agora com a marca Microsoft – nas cores azul, verde, laranja, cinza escuro, preto e branco. Ele estará disponível em versões com um ou dois chips, sem suporte a 4G.
De acordo com o Engadget, o Lumia 535 será lançado ainda este mês na Ásia – Rússia, Índia e China devem ser os primeiros países. Ele chegará depois à África e Europa.
Quanto a dispositivos Nokia Lumia, vale lembrar que eles continuarão à venda, e ainda receberão atualizações e suporte. Só que a marca “Nokia Lumia” vai desaparecer aos poucos, pois a Microsoft só tem 18 meses (ou até fins de 2015) para usá-la.
Ainda existirão celulares da Nokia, mas eles não serão smartphones: a Microsoft licenciou a marca e poderá usá-la em dumbphones até 2024. Por sua vez, a Nokia só poderá voltar a vender celulares a partir de 2016. [Microsoft via Engadget]