A nova Lumix ZS20, da Panasonic, enfia uma lente Leica com zoom 20x em uma câmera com apenas 2,8 centímetros de espessura. Mas ela é mais do que uma beldade digna de passarelas — a ZS20 traz as tecnologias mais recentes da Panasonic voltadas para câmeras compactas.

Além da lente absurda, a ZS20 lembra a ZS10, lançada no ano passado e com zoom de 16x, que já era um número bem respeitável. Ela conta com um sensor de 14,1 megapixels, e usa o sistema Venus, da Panasonic, que consegue tirar fotos em até 10 fps. Para se ter uma ideia, trata-se do mesmo processador de imagem da ótima — e high-end — GX1. A câmera tem uma tela de LCD de 3 polegadas com 460 mil pontos, com o prático sistema de toque para autofoco e configuração de obturador que é encontrado nos modelos compactos mais caros da Panasonic. A ZS20 faz vídeos melhor do que sua antecessora — 1080p/60p AVCHD — e também tem GPS embutido. É bastante coisa para uma câmera que chegará por US$350.



A Panasonic também atualizou sua linha de câmeras resistentes e adicionou mais uma a linha, a TS20. A nova câmera é uma alternativa mais barata e compacta em relação a linha TS. A TS20 é à prova d’água por até 5 metros, resiste a tombos de até um metro e meio, e aguenta passar um frio de até -10º Celsius. Ela não é tão resistente quanto a atualizada TS4, mas é bem bom para uma câmera com 2,5 polegadas e que custará honestos US$179. [Panasonic]